SóProvas


ID
3052903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio arquivístico segundo o qual os documentos acumulados por pessoa física ou jurídica não podem ser misturados a conjuntos documentais produzidos e(ou) recebidos por outras pessoas ou organização é o

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Princípio da proveniência / respeito aos fundos: os arquivos devem ser organizados por fundos de uma mesma fonte geradora, não devendo ser misturados aos de outras fontes.

    B - ERRADO
    O princípio da ordem original preconiza que a organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso matural com que os documentos foram criados.

    C - ERRADO
    O princípio da territorialidade diz que os arquivos devem pertencer ao território no qual foram criados.

    D - ERRADO
    O pricípio da pertinência ou temático enfatiza que os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assunto. Esse princípio desconsidera a organização original e a proveniência dos documentos.

    E - ERRADO - desconheço a existência desse princípio.

  • princípio da proveniência - em obediência à competência e às atividades da instituição

    princípio da ordem original - Deve conservar o arranjo dado pela entidade ou pessoa que o produziu

    princípio da territorialidade - o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção

    princípio da pertinência - reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.

    princípio da estrutura interna - um fundo ou núcleo de que se perdeu a organização original deve, sempre que possível, receber uma organização correspondente à estrutura interna do organismo que o criou

  • 1)   Proveniência: Primeiro a ser criado, mais antigo principio, em 1840 por um francês. Os documentos provenientes de mesmo órgão devem ser arquivados juntos. Se misturar descontextualiza os documentos. Esse princípio é aplicado ao centro de documentação, identificará o arquivo, mas não biblioteca ou museu.

    Este princípio arquivístico deve ser aplicado na constituição de um fundo.

    Princípio arquivístico segundo o qual os documentos acumulados por pessoa física ou jurídica não podem ser misturados a conjuntos documentais produzidos e (ou) recebidos por outras pessoas ou organização

     

    O contexto de produção dos documentos é fundamental para a compreensão do próprio documento de arquivo.

     

    A manutenção de documentos agrupados de acordo com sua origem ou proveniência, medida essa que garante o potencial informativo dos arquivos, é resultado da aplicação do principio da proveniência ou respeito aos fundos.

    A organização interna de um fundo de arquivo é feita a partir do princípio da ordem original. 

    O princípio da proveniência permite identificar o fundo a que pertence determinado documento de arquivo.

  • O princípio da PROVENIÊNCIA é um princípio básico da arquivologia, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também é chamado de princípio do respeito aos fundos.

    https://www.arquivologiaparaconcurso.com/copia-dpu-2016-1

  • Gab: A

    O princípio da proveniência é também chamado de princípio do respeito aos fundos, o nome já diz tudo.

  • Gabarito:A

    Separa as pessoas, separa as origens.

  • Princípio da Proveniência

    O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras.Deve ser considerado em todas as fases.

    -Fundo aberto: geradora em atividade

    ;-Fundo fechado: não recebe novos documentos.

    GABARITO LETRA (A)

  • PROVENIÊNCIA - RESPEITO AOS FUNDOS

  • Gabarito: A

    Principio da Proveniência: Os fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora!

  • a) Princípio da Proveniência: princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. (DBTA) 

    b) Princípio da Ordem Original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.(DBTA) 

    c) Princípio da Territorialidade: diz que os documentos devem permanecer o mais perto possível do território/local/lugar em que foram criados/produzidos, com exceção dos documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.(DBTA) 

    d) Princípio da Pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.(DBTA) 

    e) Princípio da Estrutura Interna, segundo Duchein é o mesmo que Princípio da Estrutura Interna, segundo o qual um fundo (ou núcleo) de arquivo deve manter ou receber um arranjo correspondente às estruturas administrativas da entidade ou pessoa física que o produziu.

    Gabarito do Professor: A

  • O Princípio da Proveniência é aquele segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. 

  • Não pode misturar com outras documentos de outras pessoas e organizações = proveniência.

  • LETRA "A"

    OUTRA QUESTÃO PARA AJUDAR:

    Para evitar que documentos de fundos distintos sejam misturados, aplica‐se o princípio da proveniência. CERTO. 

    VAMOS ANALISAR AS DEMAIS ALTERNATIVAS:

    Princípio da ordem original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos). 

    Princípio da territorialidade:  arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção.

    Princípio da pertinência:  Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado.

    Princípio da estrutura interna - Não existe este principio na arquivologia.

    Bons estudos, galeraaa!

  • dica: PrinCÍPIO do "não se misture com a gentalha,Kiko"

  • LETRA A

  • Cespe ama esse princípio!

    GAB A

  • quando citar >>não podem ser misturados>proveniência

  • GABARITO: LETRA "A"

    .

    .

    PRINCÍPIOS

    Proveniência: Fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.

    Ordem original - Organicidade: conserva a organização original. 

    Territorialidade: próximo do local que gerou ou que influenciou sua produção.NÃO especificamente sobre a divisão geopolítica dos  territórios marítimos e aéreos.

    Pertinência (NÃO é mais usado): devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.

    Indivisibilidade - Integridade arquivística: preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    Unicidade: tem caráter único, independentemente do seu número de cópias !!!

    .

    .

    BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS

    Ordenação externa: Princípio da Proveniência 

    Ordenação interna: Princípio da Ordem original 

    .

    .

    TEORIA X PRINCÍPIO

    TEORIA das três idades NÃO é um PRINCÍPIO na arquivologia.

  • Principio da proveniência, respeito aos fundos ou métodos histórico: os arquivos devem ser organizados em função da proveniência de seus documentos. É princípio basilar da arquivologia. Outra questão Q1230750

    Princípio da Proveniência ou Respeito aos fundos - que norteia a classificação dos arquivos correntes - ainda deve ser respeitado nas fases consecutivas (intermediária e permanente).

    CESPE/DPU/2016 - O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivista: a preservação dos fundos deve ser feita de maneira indivisível, mantendo-se a integridade. Considerado parte/decorrente do princípio da proveniência.

    Princípio do respeito à ordem original/ordem primitiva/ santidade da ordem original: a ordem orgânica deve ser respeitada na organização interna de um fundo de arquivo. Considerado parte/decorrente do principio da proveniência.

    Princípio da organicidade: existe uma relação entre os documentos de um arquivo como decorrência da naturalidade com a qual são produzidos por uma entidade/pessoa. Desta forma, o arquivo é como um ser vivo natural, orgânico.

    Princípio da unicidade: um documento de arquivo é único no seu contexto, mesmo que seja feito em originais múltiplos.

    Princípio da cumulatividade ou naturalidade: o arquivo é formado por acumulação natural, e não por coleção.

    Princípio da reversibilidade: todo e qualquer procedimento aplicado aos arquivos deverá possibilitar a reversão para o estado anterior.

    Princípio da inalienabilidade e imprescritibilidade: aplicado ao setor público, trata-se da impossibilidade de transferência da propriedade dos arquivos públicos. O setor público possui direito sobre seus arquivos que não prescreve com o tempo.

    Princípio da universalidade: o arquivista deve conhecer e tratar o arquivo primeiro de uma forma geral, para depois tratar de elementos específicos. É sair do todo para a parte.

    Princípio da proveniência territorial/territorialidade: os documentos deverão ser arquivados no território onde foram produzidos.

    Princípio da pertinência territorial: os documentos devem ser arquivados no território sobre o qual se referem.

    Principio da pertinência temática: os documentos deveriam ser reclassificados por assunto/tema.

    Principio da autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente o que foi produzido, não tendo sofrido alteração, rompimento e adulteração.

    Principio da veracidade: qualidade de um documento representar a verdade dos fatos. 

  • Resposta correta: letra A

    princípio da proveniência ou respeito aos fundos, ou método histórico. É a base da organização dos fundos de arquivo( conjunto de organização dos fundos de arquivo).

    Aquele segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família NÃO deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    (B)princípio da ordem original/ ordem primitiva/ santidade de ordem original.

    Desdobra-se do princípio da proveniência, defende que o arquivo deve ser colocado no seu lugar de origem dentro do fundo de onde provém - Deve ser conservado o arranjo dado por quem o produziu.

    (C)princípio da territorialidade/ proveniência territorial.

    Os documentos deverão ser arquivados no território onde foram produzidos.

    opõe-se ao

    (D)princípio da pertinência

    Aqui, os documentos deverão ser arquivados no local de sua pertinência ( momentânea) e não de sua acumulação.

    (E) princípio da estrutura interna.

    Fonte: (minhas anotações) Curso Estratégia concursos. professor: Carlos Xavier.

  • LETRA A

  • é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

    Estratégia Concursos.

  • Principio da Proveniência: Os fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora, OS DEMAIS ARQUIVOS NÃO PODERÃO SE MISTURAR UNS AOS OUTROS!