SóProvas


ID
3053212
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112 institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

De acordo com os princípios doutrinários presentes no texto legal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O Servidor em estágio probatório não pode abrir a MA - TRA - CA

    MAndato Classista;

    TRatar de assuntos particulares;

    CApacitação profissional;

    Gabarito - Item B

  • A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, mesmo que esteja (desde que não esteja) em estágio probatório licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. Art. 91

  • Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.  

    GABARITO (B)              

  • GAB: B

    MA - TRA - CA

  • LETRA B INCORRETA

    No estágio probatório é proibido ao servidor usar a MATRACA

    MAndato Classista .. porém para eletivo poderá!

    TRAtar de assuntos particulares(licença)

    CApacitação(licença)

  • GABA b)

    Estagiário probatório, feche a MA TRA CA !!!

  • MC CA TRA

    Mandato classista

    Capacitação

    Tratar de assuntos particulares

  • Letra B

    Lei nº 8.112/90

    Da Licença para Tratar de Interesses Particulares

    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.  

  • Quem está em estágio probatório nem é gente, como é que vai ter direito a ter licença p resolver assuntos pessoais?

     

    PS: A brincadeira é p ajudar a memorizar a situação.

  • Gabarito:B

    Fundamento: Servidor que entrou agora, feche a MATRACA!

    Mandato classista

    Tratar assuntos particulares

    Capacitação

    Artigo: 91

  • GABARITO: LETRA B

    Seção VII

    Da Licença para Tratar de Interesses Particulares

    Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.(Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • LETRA B.

  • Gabarito: Letra B!

    No estágio probatório é proibido ao servidor usar a "MATRACA"

    MA ndato Classista, porém para eletivo poderá!

    TRA tar de assuntos particulares (licença)

    CA pacitação (licença)

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90 (Regime Jurídico Único aplicável aos servidores públicos da administração direta da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

    O conhecimento exigido diz respeito a diversos dispositivos.

    Passemos à análise individual das afirmativas, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a alternativa INCORRETA.

    A) Correta, encontrando expresso apoio na norma do §2º do art. 5º, que abaixo reproduzo:

    “§2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso”.

    B) Incorreta, a licença para o trato de assuntos particulares não é devida ao servidor que esteja em estágio probatório, por expressa determinação do art. 91, in verbis:

    “A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração”.      

    C) Correta, sendo transcrição ipsis litteris do art. 11, verbis: “O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas”.             

    D) Correta, com base legal expressa no art. 19 “Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente”.       

    GABARITO: B.