SóProvas


ID
3053539
Banca
FEPESE
Órgão
SCPar Porto de Imbituba - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Capacitação ambiental


A capacitação ambiental das organizações portuárias, que constitui um dos principais instrumentos da sua gestão ambiental, inicia-se pela criação de um núcleo ambiental na estrutura da instituição, composto por profissionais de diversos campos, como química, biologia, oceanografia, arquitetura e urbanismo, entre outros, bem como pelos próprios profissionais do porto.

Além disso, a capacitação deve envolver o incremento do conhecimento teórico e prático das matérias ambientais e a formação de uma base adequada de dados técnicos para se realizar uma boa gestão ambiental.

A capacitação deve ser complementada com o treinamento dos agentes portuários para as condições e situações de gestão ambiental, especialmente para as emergências.

Os planos de emergência requerem simulações que devem ser periódicas e aprimoradas constantemente, tanto pela agregação de tecnologia, como de métodos de atuação.

(…)

http://www.antaq.gov.br

Sobre emprego de tempos e modos verbais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → A capacitação ambiental das organizações portuárias, que constitui um dos principais instrumentos da sua gestão ambiental, inicia-se pela criação de um núcleo ambiental na estrutura da instituição, composto por profissionais de diversos campos, como química, biologia, oceanografia, arquitetura e urbanismo, entre outros, bem como pelos próprios profissionais do porto.

    → terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Alguém poderia explicar a letra B e E?

  • Cassia Regina:

    B) A conjugação correta do verbo intervir, no pretérito perfeito do indicativo, é (ele) interveio.

    E) A conjugação correta do verbo pôr, na segunda pessoa do singular, no pretérito perfeito do indicativo, é (tu) puseste.

    Caso tenha dúvidas desse tipo, recorra ao site "conjugacao".

  • D) Está correto o uso dos verbos em: “Quando veres meu chefe, diga-lhe que não poderei trabalhar hoje”. -> o correto é vires.

  • A) No primeiro parágrafo do texto temos dois verbos apenas e eles estão conjugados no presente do indicativo. CORRETO

    Trata-se dos verbos constituir e iniciar, os quais estão conjugados na 3ª pessoa do presente do indicativo.

    B) A frase: “Ele interviu na gestão ambiental do Porto” está correta quanto ao uso do verbo que está no pretérito perfeito do indicativo. ERRADO

    Eu confundi o verbo intervIr (interferir em algo) com intervEr (ver um no outro). Nesse caso, embora o verbo esteja realmente conjugado no pretérito perfeito do indicativo, o uso do verbo está errado, pois com certeza se queria dizer INTERVIR.

    C) Em: ”Os planos de emergência requerem simulações”, temos um verbo conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. ERRADO

    O verbo requere está flexionado na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

    D) Está correto o uso dos verbos em: “Quando veres meu chefe, diga-lhe que não poderei trabalhar hoje”. ERRADO

    Essa questão eu penei e estou penando para entender, se alguém puder me ajudar agradeço.

    O verbo ver está no infinitivo pessoal (flexionado). Lendo sobre o assunto, entendi que o verbo poderia ser usado para definir o sujeito através da flexão verbal (nesse caso, o sujeito seria TU). O verbo dizer está flexionado na 3ª pessoa do presente do subjuntivo, logo o primeiro verbo deveria ser vires . Enfim, entendi bolhufas

    E) Em: “Tu pusestes os mastros no navio, conforme orientação?” o verbo está corretamente empregado na segunda pessoa do singular. ERRADO

    O verbo puser está flexionado na 2ª pessoa do PLURAL do pretérito perfeito do indicativo.

  • Letra E =

    Tempo: Pretérito Perfeito

    2ª pessoa singular: Tu puseste

    2ª pessoa plural: Vós Pusestes.