SóProvas


ID
3053968
Banca
IESES
Órgão
SCGás
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que traz a colocação pronominal correta, se existente, de acordo com a gramática normativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → questão confusa, pois há erros que vão além da "colocação pronominal":

    A) Não, os quiseram-nos nas arquibancadas. → já foi usado o pronome "nos", marcando a 1ª pessoa do plural, logo o uso do "os" configura erro.

    B) Não nos quiseram por perto durante as votações. → correto, advérbio de negação atraindo o pronome oblíquo (fator de próclise, colocação antes do verbo).

    C) Enfim, abracei ela com entusiasmo. → pronome do caso reto "ela", não podendo ser complemento verbal, logo o correto é abracei-a (pronome oblíquo átono corretamente usado como um complemento verbal direto).

    D) Na próxima audiência, a chamarei para dirimir as dúvidas. → temos um verbo no futuro, o correto seria usar a mesóclise (meio do verbo): chamá-la-ei.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Completando a resposta do nosso colega, Arthur, sobre a letra A. Além do que ele já disse, também não se começa orações com pronome oblíquo, por mais que temos o termo atrativo, ADVERBIO DE NEGAÇÃO (não).

  • Complementando também, o erro na Letra d) seria por começar a oração com o pronome oblíquo, pois acredito não ser obrigatório a mesóclise só por conta do futuro. Se fosse "eu a chamarei" acho que não tem problema.

  • Letra B

    a) não começa orações com pronome oblíquo

    b) correto, palavra atrativa, próclise obrigatória

    c) abracei-a, pronome ela não é complemento verbal

    d) caso de mesóclise, além de não poder iniciar oração com problema oblíquo

  • fiquei com dúvida a respeito da alternativa B e D, mas lembrei que:

    "Após pausa (vírgula, ponto e vírgula... entre qualquer palavra atrativa e o verbo), usa-se ênclise: Não; esqueça-se de mim!".

    Fernando Pestana

  • O enunciado diz:....se existente....como assim? Como poderia não ter? Se não houver uma correta, a questão estaria propositalmente errada.