SóProvas


ID
3054256
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

  • A hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos (Diabetes)

  • 1a PARTE :

    HIPERTENSÃO ARTERIAL sistêmica e o DIABETES MELLITUS :

    A ) O programa HIPERDIA do Ministério da Saúde envolve a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes, uma vez que a possibilidade de associação das duas doenças é da ordem de 50%, o que requer, na grande maioria dos casos, o manejo das duas patologias num mesmo paciente .

    B ) A HIPERTENSÃO ARTERIAL é definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva .

    D ) Um dos trabalhos dos profissionais da saúde - e recomendação do HIPERDIA - consiste em orientar e sistematizar medidas de prevenção, detecção, controle e vinculação dos hipertensos e diabéticos inseridos na atenção básica .

    HIPERTENSÃO ARTERIAL sistêmica e o DIABETES MELITUS : Assinale a INCORRETA :

    GABARITO C ) :

    A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos .

    A DIABETES ( FALTA DE INSULINA ) .

    ARGUMENTAÇÃO : HAS e DIABETES MELLITUS :

    HIPERTENSÃO ARTERIAL é uma doença crônica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada.

    Fatores de risco para uma série de doenças graves como :

    DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, , ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL , INSUFICIÊNCIA CARDÍACA , DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA , INCAPACIDADE VISUAL , DOENÇA RENAL CRÔNICA E DEMÊNCIA .

    A hipertensão arterial pode ser classificada como 1a , 2a ...

    Cerca de 90–95% dos casos são 1os tendo origem em fatores não específicos genéticos e de estilo de vida.Entre os fatores relacionados com o estilo de vida que aumentam o risco de hipertensão estão o excesso de sal na dieta, excesso de peso , tabagismo e consumo de álcool .Os restantes 5–10% dos casos são 2os, uma vez que têm origem em causas identificáveis, como :

    DOENÇA RENAL CRÔNICA , ESTENOSE DA ARTÉRIA RENAL , DOENÇAS ENDÓCRINAS ou uso de PÍLULA CONTRACEPTIVA .

    DIABETES :há várias classificações.

    Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

    diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.

    O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está relacionado ao sobrepeso,sedentarismo,trigli-cerídeos elevadoshipertensão e hábitos alimentares inadequados .

  • 2 a PARTE :

    Atualmente, a medicina reconhece três tipos da doença:

    1) Diabetes tipo 1 ou insulino dependente : na grande maioria dos casos aparece ainda na infância. O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, exigindo doses de injeção diárias de insulina.

    2) Diabetes tipo 2 ou não insulino dependente : esse tipo de diabetes atinge cerca de 80% das pessoas que têm a doença e costuma surgir na adolescência e, principalmente, na fase adulta, após os 40 anos de idade. Nesses casos, o pâncreas produz insulina normalmente, no entanto, as células são resistentes à ação da insulina, ou seja, o hormônio não consegue fazer seu trabalho e a glicose acumula‐se no sangue.

    3) Diabetes gestacional : como o próprio nome diz, acomete algumas gestantes, especialmente aquelas que ganham muito peso na gravidez. Normalmente, esse tipo de diabetes desaparece logo após o parto .

    Nos dois tipos mais recorrentes, tipos 1 e 2, o diabetes não tem cura, mas tem tratamento. A primeira e mais importante recomendação é a reeducação alimentar .