-
Respostas no Art 2º da Lei 4.320/64, Gab "D"
A - É o contrário: As Receitas são Previstas e as Despesas Fixadas.
B - A LOA não pode ser alterada, cabendo crime de responsabilidade fiscal ao gestor em caso de descumprimento. O que pode ser alterado é o Projeto.
C - O ano financeiro do orçamento vai de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro.
E - Alternativa viagem nada a ver.
-
Funções clássicas do Orçamento:
1) Alocativa: é o Estado oferecendo determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são providos pela iniciativa privada. O setor público pode atuar produzindo diretamente os produtos e serviços ou via mecanismos que propiciem condições para que sejam viabilizados pelo setor privado.
2) Distributiva: visa à promoção de ajustamentos na distribuição de renda. Surge em virtude da necessidade de correções das falhas de mercado, contrabalanceando equidade e eficiência.
3) Estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos. O campo de atuação dessa função é principalmente a manutenção de elevado nível de emprego e estabilidade nos níveis de preços.
Apostila Sérgio Mendes - Estratégia Concursos
-
A) As receitas são previstas. As despesas, fixadas.
B) A CF/88 determina o processo ou ciclo orçamentário.
C) O exercício financeiro coincide com o ano civil - 1º de Janeiro a 31 de Dezembro.
E) As funções do orçamento público são: distributiva, alocativa e estabilizadora.
-
A meu ver essa questão deveria ser anulada. Não encontrei qualquer doutrina que classifique a anualidade, unidade e universalidade como PRINCIPAIS princípios. Temos outros princípios tão importantes quanto esses três, tais como: da totalidade, da exclusividade e da especialização.
-
Letra D
Lei nº 4.320/64
Disposições Gerais
Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
-