SóProvas


ID
3055009
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Para engrenagens, é desejável um núcleo tenaz combinado com uma superfície resistente ao desgaste. Para essa aplicação, aços com baixo teor de carbono são submetidos ao tratamento termoquímico de cementação, que eleva o teor de carbono na superfície, aumentando sua resistência ao desgaste, preservando a tenacidade do núcleo, mantido com baixo teor de carbono. Na cementação, o meio em que o aço é carbonetado e o processo de difusão do carbono são dois aspectos importantes que influenciam este processo, onde o carbono é introduzido na superfície do aço aquecido acima de 900 °C.


Quanto aos diferentes tipos de cementação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) A cementação sólida (ou em caixa) consiste no aquecimento do metal À TEMPERATURAS ELEVADAS, variando de 850 °C a 950 °C. , no qual a solubilidade do carbono no aço é elevada, além de ser o processo mais antigo de cementação

    B) Na cementação sólida, é necessário submeter o metal a um tratamento térmico posterior DE TÊMPERA, para REALIZAR A FORMAÇÃO DA MARTENSIDA E OBTER O ENDURECIMENTO.

    C) CORRETO. O potêncial químico aqui diz respeito à concentração de carbono da substância rica em carbono utilizada.

    D) Eliminei esse item por achar que o hidrogênio não faz parte. Porém, achei o seguinte trecho no Chiaverini: "Os elementos base de uma atmosfera gasosa carburizante são o CO, hidrocarbonetos e H2".

    E) O teor normal de carbono nos aços utilizados para cementação é de 0,08% a 0,25%. Procura-se, na cementação em caixa, obter o carbono superficial pouco acima do teor eutetóide, nunca superior a 1,15%, visto que o excesso de suprimento de carbono pode levar a uma precipitação indesejável de carbonetos.