- ID
- 3055978
- Banca
- CETREDE
- Órgão
- Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Atualidades
- Assuntos
Realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário divulgado em 2018, tendo como base o ano de 2017, apontou que ocorreu um considerável agravamento dos problemas do campo brasileiro. O principal entrave levantado pelo relatório foi o aumento da concentração fundiária no país. Sabendo disso, analise as afirmativas a seguir sobre as principais consequências da concentração de terras para o quadro socioeconômico brasileiro.
I. A redução do emprego no campo é um dos impactos mais agressivos gerados pela situação fundiária no Brasil. Entre 2006 e 2017, a população economicamente ativa ocupada na agricultura teve cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho eliminados.
II. Embora o desemprego tenha crescido nas áreas rurais brasileiras, a população campesina tem crescido cada vez mais. O relatório do Censo Agropecuário de 2017 mostra que, mesmo com a diminuição das perspectivas no campo, os trabalhadores rurais, intimidados com o inchaço das favelas nas grandes cidades, têm optado por permanecer em seus lugares de origem. Tal situação tem provocado a intensificação da miséria e da precariedade de vida do homem do campo.
III. Durante o período analisado, ocorreu um expressivo aumento da mecanização: o número de tratores aumentou 50%, mas o número de estabelecimentos que possuem tratores ainda é muito baixo: são menos de 15%. A concentração, portanto, não é só de terras, mas também de tecnologia.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).