- ID
- 3056170
- Banca
- IF-SC
- Órgão
- IF-SC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Civil
- Assuntos
A ABNT NBR 9077:2001 fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir a fim de que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física, assim como, permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da população.
Um dos elementos que necessitam muita atenção em projetos de edificações com mais de um pavimento é a correta definição do tipo de escada de emergência a ser empregada, visto que ela pode ser integrante de uma rota de saída. Com relação as recomendações para ESCADA DE EMERGÊNCIA adotadas pela norma, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) A escada enclausurada protegida se caracteriza por ser à prova de fumaça, cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização.
( ) A escada enclausurada à prova de fumaça é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.
( ) Escada não enclausurada, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo.
( ) Os dutos de ventilação natural devem formar um sistema integrado: o duto de entrada de ar (DE) e o duto de saída de ar (DS).
( ) Os dutos de saída de ar podem ser utilizados para a instalação de canalizações;
( ) A tomada de ar do duto de entrada de ar deve ficar, de preferência, ao nível do solo ou abaixo deste, longe de qualquer eventual fonte de fumaça em caso de incêndio.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo: