SóProvas


ID
3057220
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               FAMÍLIA É TUDO QUE TEMOS

                   Afinal, é o grupo do qual participamos a vida toda


      (...)

      E, por falar em família, hoje quase todo mundo acredita que entende desse núcleo e que pode analisá-lo. (...)Há quem acredite que a família está ameaçada de ser destruída ou que já se encontra em estado de falência. Os motivos seriam os mais diversos. O aumento do número de divórcios costuma ser muito citado. Ou a presença da mulher no mercado de trabalho, entre tantas outras causas já apontadas.

      Ocorre que, ao mesmo tempo em que os divórcios crescem, há também recasamentos, e as mulheres que muito precisam ou querem se dedicar ao trabalho remunerado vivem se martirizando pela culpa de estar longe da família por tanto tempo. Isso significa que pertencer a uma família, com todos os bônus e ônus impostos, é essencial.

      (...)

      Não há dúvida de que algumas famílias, ou integrantes delas, recusam a convivência com o grupo, afastam-se para sempre, buscam apagar da memória a existência desse laço primordial. Mesmo essas pessoas procuram formar sua família fora dos laços tradicionais, que são os de sangue e os de aliança. Fazem dos amigos próximos sua família, por exemplo. Elas sentem na pele a importância de pertencer a um grupo e buscam criá-lo, já que enfrentaram impedimentos radicais em sua família de origem.

      A família precisa ser cuidada porque sobrevive dos vínculos afetivos entre todos os seus integrantes, e isso dá trabalho. Mas enfrentar os conflitos que surgem no grupo com amorosidade, compaixão, respeito, generosidade e delicadeza, por exemplo, promove uma vida pessoal e familiar de qualidade.

      (...)

(VEJA de 12 de dezembro de 2018, edição nº 2612, p.89 – Por Rosely Sayão) 

O item no qual o excerto transcrito apresenta, na expressão em destaque, um registro linguístico que é muito comum na modalidade oral da linguagem é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    E, por falar em família, hoje quase todo mundo acredita que entende desse núcleo e que pode analisá-lo. ...

    → na oralidade falamos constantemente a frase "por falar em", quando estamos conversando e queremos da continuidade a conversa, dizemos: por falar em algo, esse algo vai bem...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Em um país com a extensão e a multiplicidade cultural como o que vivemos, cobrar subjetividades de "modalidade oral" é pura e simplesmente incapacidade da banca em formular questões decentes.

    Não compro a explicação da banca, muito menos a do nosso amigo Arthur. Não é uma expressão que eu uso ou que seja comum na minha região, e mesmo que assim fosse, não me foi cobrado conhecimento algum.

  • Essa banca viaja...

  • Modalidade coloquial, popular, a questão não cobra nada demais, no próprio edital já vem especificando: Variação da língua, níveis de linguagem.. não é por que você não fala que não seja um marca de oralidade. Mais humildade coleguinha, não acertou/gostou da questão passa pra próxima ;)

  • Questão estranha...

  • loucura total...

  • Questão sem pé nem cabeça

  • kkkkk que questão fulêrage

  • Dando uma pausa e raciocinando fica bem óbvio. Editoriais formais nunca colocariam "Por falar nisso,..".