SóProvas


ID
3057223
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               FAMÍLIA É TUDO QUE TEMOS

                   Afinal, é o grupo do qual participamos a vida toda


      (...)

      E, por falar em família, hoje quase todo mundo acredita que entende desse núcleo e que pode analisá-lo. (...)Há quem acredite que a família está ameaçada de ser destruída ou que já se encontra em estado de falência. Os motivos seriam os mais diversos. O aumento do número de divórcios costuma ser muito citado. Ou a presença da mulher no mercado de trabalho, entre tantas outras causas já apontadas.

      Ocorre que, ao mesmo tempo em que os divórcios crescem, há também recasamentos, e as mulheres que muito precisam ou querem se dedicar ao trabalho remunerado vivem se martirizando pela culpa de estar longe da família por tanto tempo. Isso significa que pertencer a uma família, com todos os bônus e ônus impostos, é essencial.

      (...)

      Não há dúvida de que algumas famílias, ou integrantes delas, recusam a convivência com o grupo, afastam-se para sempre, buscam apagar da memória a existência desse laço primordial. Mesmo essas pessoas procuram formar sua família fora dos laços tradicionais, que são os de sangue e os de aliança. Fazem dos amigos próximos sua família, por exemplo. Elas sentem na pele a importância de pertencer a um grupo e buscam criá-lo, já que enfrentaram impedimentos radicais em sua família de origem.

      A família precisa ser cuidada porque sobrevive dos vínculos afetivos entre todos os seus integrantes, e isso dá trabalho. Mas enfrentar os conflitos que surgem no grupo com amorosidade, compaixão, respeito, generosidade e delicadeza, por exemplo, promove uma vida pessoal e familiar de qualidade.

      (...)

(VEJA de 12 de dezembro de 2018, edição nº 2612, p.89 – Por Rosely Sayão) 

O trecho no qual identificamos uma perífrase verbal de aspecto cursivo é:

Alternativas
Comentários
  • não entendi :/

  • Perífrase ou antonomásia (muitos autores não as distingue) é uma figura de linguagem que consiste em substituir uma palavra por expressão equivalente, "o rei da floresta é o animal mais respeitado pelos homens" (o leão).

    No âmbito da gramática, a perífrase verbal é uma locução verbal que substitui um verbo simples, por exemplo:

    Ele deve trabalhar essa noite. (verbo auxiliar e verbo principal) de aspecto cursivo como pede a questão é como o nome já diz que está em curso, acontecendo!

    Gab: LETRA C

    Bons estudos!

  • Perífrase: processo que consiste em exprimir por muitas palavras o que se pode exprimir em poucas; o mesmo que «circunlóquio».

    Locução (em análise gramatical): grupo de palavras que funciona como uma palavra só.

    Se atendermos às definições, poderemos concluir que uma locução verbal pode ser uma perífrase verbal e vice-versa. Muitas vezes, trata-se de uma questão convencional ou de opção terminológica.

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-nocao-de-perifrase-verbal/18381

    O aspecto durativo descreve estados ou processos. [...] Exprime situações que não são (ou não foram) realizados num momento,mas sim se realizam (ou se realizaram) ao longo do tempo.

    Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/portugues/aspecto-verbal

  • Revisando

    Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.

    Conjunções integrantes: que, se.

    As conjunções integrantes são usadas para introduzir orações subordinadas substantivas.

    Oração subordinada substantiva subjetiva:

    É obrigatório que você esteja presente.

    Oração subordinada substantiva objetiva direta:

    Não sei se as inscrições já terminaram.

    Oração subordinada substantiva objetiva indireta:

    O diretor insistiu em que aquela funcionária fosse despedida.

    Oração subordinada substantiva completiva nominal:

    Tenho esperança de que você venha comigo.

    Oração subordinada substantiva predicativa:

    A dúvida é se ela vem acompanhada.

    Oração subordinada substantiva apositiva:

    Apenas quero uma coisa: que sejamos amigos para sempre.

    Saiba tudo sobre as .

    Enquanto conjunções subordinativas, as conjunções integrantes ligam orações que não têm sentido completo quando sozinhas, dependendo uma da outra.

    Além das conjunções integrantes, que introduzem orações substantivas, existem outras conjunções subordinativas, como as conjunções adverbiais, que introduzem orações adverbiais.

    Fonte:

  • perífrase - cidade maravilhosa = rio de janeiro

    viver se martirizando é uma pessoa negativa

  • Perífrase. Definição: frase ou recurso verbal que exprime aquilo que poderia ser expresso por menor número de palavras. Temos perífrase em “vivem se martirizando” que poderia ser substituído por “se martirizam”; ficando “(...) e as mulheres que muito precisam ou querem se dedicar ao trabalho remunerado se martirizam pela culpa de estar longe da família por tanto tempo.”