SóProvas


ID
3058156
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           [Formas de ler]


      Antigamente eu apanhava e largava um livro sem me preocupar com outra coisa que não as parcelas de realidade e de fantasia encerradas naquele maço de folhas impressas. Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

      A leitura profissional, os estudos de literatura e algumas incursões no campo da crítica acabaram com esse leitor irresponsável. Hoje, ao pegar um livro, penso no homem que se encontra atrás das frases, em suas ambições e seus objetivos, seus materiais e ferramentas. O que antes se me apresentava como a beleza imaterial de uma flor ou de uma nuvem, soltas no tempo e no espaço, depara-se-me como o produto de um artesanato e a manifestação de uma vontade inteligente.

      Por isso dificilmente leio agora um livro isolado em si mesmo. Vem-me logo a vontade de percorrer outras obras do escritor, de aferrar nelas os traços de uma personalidade diferente das outras, de chegar ao canal misterioso que une a criação ao criador. Daí também uma curiosidade biográfica, como se a vida do autor necessariamente encerrasse um segredo, uma chave para a compreensão da obra.


(RÓNAI, Paulo. Como aprendi o Português e outras aventuras. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, p. 137) 

O autor do texto julga que a certa altura de sua vida era um leitor irresponsável pelo fato de que então

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Logo no primeiro parágrafo encontramos a resposta:

    Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

    Ou seja: o autor não julgava tão importantes os procedimentos criativos de uma obra e as informações sobre quem a criara.

  • Acertei sem ler o texto.

  • GABARITO: LETRA D

    → FCC está de parabéns!! Textos leves e de fácil leitura;

    Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

    → ele não queria saber acerca do autor ou da técnica (processo criativo → de criação), queria somente ler e apreciar a leitura, mas nada.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  •  reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

    não julgava tão importantes os procedimentos criativos de uma obra e as informações sobre quem a criara.( letra D)

  • acertei, mas precisei de uns 10 minutos kkkkk

    chegarei lá. O importante é aprender

  •   Antigamente eu apanhava e largava um livro sem me preocupar com outra coisa que não as parcelas de realidade e de fantasia encerradas naquele maço de folhas impressas. Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor.

    O autor do texto julga que a certa altura de sua vida era um leitor irresponsável pelo fato de que então não julgava tão importantes os procedimentos criativos de uma obra e as informações sobre quem a criara.

  • #Agregando

    OBS.: Um detalhe é que a FCC adora exigir dos candidatos os valores de algumas palavras e o quanto ela pode extrapolar ou contradizer o sentido do texto. Uma dica: tentem perceber o alcance de algumas palavras nas assertivas e a consonância com o real sentido do texto.

    Vamos lá!

    A) superestimava aspectos artesanais de obras que eram vistas como frutos de um saber.

    Incorreta. É exatamente o oposto, isto é, o autor antes não considerava os aspectos artesanais de uma obra. A palavra "superestimava" dá o sentido de que esse supervalorizava os aspectos de formação de uma obra, incluindo também o contexto do autor. No entanto, ele é claro no texto, quando relata que desconsiderava os valores relacionados ao autor do livro, conforme passagem do texto: "[...]atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor."

    B) avaliava como procedentes as informações sobre o contexto cultural de uma criação.

    Incorreta. Ele nem sequer avaliava como "procedentes" as informações culturais atreladas aos livros que lia. A banca aqui ampliou o ideia do "contexto cultural", demonstrando que isso envolve vários fatores, tais como: percepções e valores pregressos do autor, contexto da época, costumes vigentes, dentre outros, ratificando o quanto a obra era um misto de fatores, os quais o autor do texto não se envolvia durante a leitura de um livro.

    C) subestimava o que houvesse de real ou de imaginário nas páginas que lia.

    Incorreta. Mais uma vez a banca utilizou uma expressão que se opõe plenamente ao texto, isto é, o autor não "subestimava", uma vez que sequer fez algum tipo de juízo de valor. Pelo contrário, o autor apenas adentrava ao imaginário do livro e não se atentava aos aspectos relacionados ao autor da obra.

    D) não julgava tão importantes os procedimentos criativos de uma obra e as informações sobre quem a criara.

    Correta. É exatamente isso, conforme passagem do texto: " [...]Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor."

    E) considerava meras ferramentas os elementos técnicos estruturadores de uma obra.

    Incorreta. Pelo contrário, não há, no texto, resquícios de que o autor considerava os elementos técnicos "meras ferramentas", pelo contrário, o autor apenas não dava tanta atenção aos aspectos técnicos das obras que lia, consoante trecho a seguir: "[...]Mais aberto à emoção, reparava menos na técnica; atraído pela obra, pouco me interessava pelo escritor."

    Gabarito: item "D"

    Espero humildemente ter ajudado. :D

  • Aí chega no dia da prova e cai aquele texto de 30 linhas kkkkkkk