SóProvas


ID
3058354
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 1º Distrito Naval
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 03 

A Pêndula


Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco, parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava então um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e da morte, a tirar as moedas da vida para dá-las à morte, e a contá-las assim:

- Outra de menos .. .

- Outra de menos .. .

- Outra de menos .. .

- Outra de menos .. .

O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos. Invenções há, que se transformam ou acabam; as mesmas instituições morrem; o relógio é definitivo e perpétuo; o derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.' Naquela noite não padeci essa triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados; e de certo tempo em diante não ouvi coisa nenhuma, porque o meu pensamento, ardiloso e traquinas, saltou pela janela fora e bateu as asas na direção da casa de Virgília. Aí achou ao peitoril de uma janela o pensamento de Virgília, saudaram-se e ficaram de palestra. Nós a rolarmos na cama, talvez com frio, necessitados de repouso, e os dois vadios ali postos, a repetirem o velho diálogo de Adão e Eva.

(ASSIS, Machado de. Obra Completa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 199, p. 61-62) 

Em "As fantasias tumultuavam-me cá dentro, [ ... ], à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões." (§6º), tem-se o emprego do sinal indicador de crase. Assinale a opção que NÃO apresenta um emprego desse sinal de acordo com a norma culta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Os textos têm um estilo de escrita à Oswald de Andrade. → correto, termo "à moda de" subentendido: estilo de escrita à moda de Oswald de Andrade (como ele escrevia).

    B) Os funcionários solicitaram à Vossa Senhoria os pareces. → o pronome de tratamento "vossa" não vem precedido de artigo feminino "a", logo não deveria ter crase, visto que somente a preposição "a" está presente: a Vossa Senhoria.

    C) Somos contrários àqueles elegíveis desonestos. → contrários a alguma coisa (adjetivo solicitando uma preposição, regência nominal) + aqueles= àqueles.

    D) As crianças chegaram à noitinha do passeio. → locução adverbial de tempo com base feminina, crase obrigatória para evitar qualquer ambiguidade.

    E) Aqueles adolescentes estão à margem da sociedade. → locução adverbial de lugar com núcleo feminino, uso da crase obrigatório.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • CRASE FACULTATIVA

    - Diante de Nomes Próprios Femininos: Enviei a Maria / Enviei à Maria

    - Antes de pronomes possessivos femininos (SUA/MINHA): a sua ou à sua / a minha ou à minha

    - Diante da palavra ATÉ: ele foi até a porta do quartel / ele foi até à porta do quartel / até às/as 20h

    Obs: percebam que na questão não houve o emprego facultativo da crase e sim o uso da expressão "Vosa Senhoria", a qual o uso da crase é vedado. - GAB: "B"

  • Complementando o colega Bushido. Há Crase facultativa em:

    ATÉ SUA MARIA

  • Não se usa crase antes de pronomes de tratamento!

  • >>>> A crase é proibida por alguns critérios:

    - Crase diante de palavras no masculino;

    - Crase no singular diante de palavras no plural;

    - Crase diante de pronomes indefinidos (uma, um, uns, umas);

    - Crase diante de verbo

    - Crase entre palavras repetidas. Ex.: Ela sangrava gota a gota

    - Crase entre pronomes (eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim, comigo, contigo...) Ex.: Referiam-se a você, a ela e a mim

    >>>> A crase optativa se dá em três casos: ATÉ SUA MARIA

    1 - Após a preposição até

    Ex: Fui até a secretaria / Fui até à secretaria

    2 - Diante de pronomes possessivos femininos no singular (sua, minha, nossa)

    Ex: Referi-me a sua professora / Referi-me à sua professora

    3 - Antes de nomes próprios femininos

    Ex: Entregarei tudo a Maria / Entregarei tudo à Maria