SóProvas


ID
3058699
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O tema do suicídio no trabalho, vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sobretudo em países europeus. A gravidade da questão, estudada hoje pelo psicanalista francês Christophe Dejours, tem sido compreendida já por sociólogos brasileiros que, em alguns casos, vêem o trabalho como fonte de sofrimento, como uma fatalidade. Na sociologia clássica um dos trabalhos mais conceituados e inéditos é creditado a Durkheim, em sua obra “O suicídio”, que buscava compreender a disposição social para o suicídio. Sobre este fato social, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ao analisar os suicídios, Durkheim observou as taxas de suicídio dos países europeus. Pela sua permanência, compreendeu que toda sociedade estava disposta a oferecer um contingente de mortes voluntárias anualmente. Devido a essa manutenção da taxa de suicídio, dizia que no início de cada ano, os estatísticos eram capazes de apontar, com certa precisão, quantas pessoas se matariam naquele ano. A partir destas observações, o que o sociólogo francês pretendia era provar que a sociedade existia por si e possuía características próprias, independentes dos indivíduos. Durkheim não dizia que a sociedade independia do indivíduo, mas que era algo diferente e sendo diferente, possuía características próprias que poderiam ser estudadas, analisadas e descritas. Neste sentido, o suicídio era uma manifestação da sociedade e não uma ação meramente individual.
    Foi a partir destes pressupostos que Durkheim estabeleceu quatro tipos de suicídio: Altruísta, Egoísta, Anômico e Fatalista [este desenvolvido apenas em uma nota de rodapé], diferenciando cada um a partir das relações construídas na sociedade. O autor percebeu que mudanças econômicas profundas, de prosperidade ou de crise, influenciavam na taxa de suicídio, assim como a religião, responsável por oferecer o elo de conexão entre os indivíduos. Para Durkheim, o estado civil também influencia a taxa de suicídio o que faz com que homens, solteiros, protestantes tendam mais ao suicídio do que mulheres, casadas e católicas. Dessa forma, Durkheim afastou as explicações geográficas, climáticas, genéticas, orgânicas e psicológicas para oferecer uma explicação sociológica para o fenômeno dos suicídios.
    Em tal estudo, o autor aplicou "as regras do método sociológico", conforme havia apresentado e defendido em livro anterior com este nome, dotando, assim, a sociologia de uma prática metodológica que institucionalizou a disciplina enquanto ciência acadêmica.

    Gabarito do professor: letra B.
  • O suicídio tem alto grau de relação com os momentos sociais vividos pelos indivíduos, sendo uma das principais causas dos altos índices de suicídios as mudanças sociais que ocasionam crises e abalam as estruturas tradicionais que dão segurança e coesão social para os indivíduos.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn