SóProvas


ID
3059689
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O cimento asfáltico de petróleo (CAP) e um produto derivado do petróleo e fabricado especialmente para ser utilizado na pavimentação asfáltica. Antes da usinagem da mistura betuminosa, deve-se realizar vários ensaios, objetivando-se a verificação das suas propriedades. Assinale a alternativa que indica alguns dos ensaios recomendamos pelas normas:

Alternativas
Comentários
  • LetraD.

    Ponto de Fulgor; Viscosidade;Penetração; Ductibilidade; Ponto de amolecimento

  • DEFINIÇÃO DOS ENSAIOS - FONTE DNIT E ABNT (MATERIAL ESTRATÉGIA)

    PROPRIEDADES DO CAP

    PENETRAÇÃO (NBR 6576) e (DNIT 155/19 ME): Ensaio que consiste em medir a profundidade de penetração de uma agulha normatizada (100g), durante 5 segundos e a 25°C; valor expresso em décimo de milímetros.

    QUANTO MENOR A PENETRAÇÃO, MAIOR A CONSISTÊNCIA DO MATERIAL

    VISCOSIDADE (NBR 14950): Resistência ao escoamento; ensaio Saybolt-Furol. Será o tempo necessário para que 60 ml de material fluam de modo contínuo através do furol. Temperaturas de ensaio: 135°C, 150 °C e 177 °C.

    Também é utilizado para determinar o estado de fluidez nas temperaturas de trabalho.

    PONTO DE FULGOR: Parâmetro utilizado para evitar que não há riscos de incêndios durante a execução do pavimento. Corresponde a menor temperatura no qual os vapores do material inflam quando entra em contato com chama padronizada.

    Temperatura mínima de 235°C para o ponto de fulgor para o CAP 30/45.

    PONTO DE AMOLECIMENTO: Corresponde aquela temperatura em que o asfalto começa a fluir.

    Ensaio Anel de Bola: Corresponde a menor temperatura na qual uma esfera metálica atravessa uma determinada distância em um anel cheio de material betuminoso. Nota: tanto a esfera quanto o anel são normatizados.

    DUCTIBILIDADE: Capacidade do material em se deformar plasticamente (permanentemente).