A Educação de surdos sempre foi alvo de muitas preocupações, discussões e pesquisas. De acordo com a história, os primeiros educadores de surdos surgiram na Europa, no século XVI, criando diferentes metodologias de ensino. Alguns utilizavam a língua oral auditiva, língua de sinais, datilologia (alfabeto manual) e outros meios. Com base nos seus conhecimentos sobre as principais metodologias que vigoraram e/ou vigoram na Educação de surdos, relacione as metodologias com seus respectivos objetivos e assinale a alternativa com a sequência correta:
(1) ORALISTA.
(2) COMUNICAÇÃO TOTAL.
(3) BILÍNGUE.
(4) PEDAGOGIA SURDA.
( ) É uma metodologia que atende de uma forma satisfatória as especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais desse sujeito, uma vez que requer a presença do professor surdo em salas de aula. Este método dá ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo.
( ) Esta metodologia combinava a língua de sinais, gestos, mímicas, leitura labial, entre outros recursos. Sua principal meta era o uso de qualquer estratégia que pudesse permitir o resgate na comunicação das pessoas surdas.
( ) Esta metodologia consiste em trabalhar com duas línguas no contexto escolar e, no caso dos surdos, as línguas em questão são: a Libras, considerada a Língua 1 (L1) e a Língua Portuguesa (escrita) como a Língua 2 (L2) do sujeito surdo. Essa metodologia é utilizada com surdos em diversas instituições educacionais brasileiras e tem sido motivo de muitas lutas da comunidade surda, atualmente.
( ) Esta metodologia foi votada no Congresso Internacional de Educação de Surdos (Milão/Itália, 1880) e deixou marcas negativas na vida de milhares de surdos, visto que a sua finalidade era desenvolver a fala, impedindo que os surdos se comunicassem por meio da língua de sinais.
A sequência correta de cima para baixo é: