-
A questão ambiental provocou uma discussão acalorada entre mim e o fazendeiro.
Após preposição essencial usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.
GABARITO. E
-
GABARITO: LETRA E
A) Sem o controle das práticas de exploração econômica, haverá menas disponibilidade de recursos naturais no planeta. → temos um advérbio, logo o correto é "menos", sendo invariável.
B) O ambientalista disse para mim pesquisar sobre desenvolvimento sustentável na página oficial do Ministério do Meio Ambiente. → temos o pronome oblíquo tônico "mim" exercendo a função de sujeito, sendo incorreto, logo o correto seria: disse para EU pesquisar (pronome pessoal do caso reto exercendo perfeitamente o papel de sujeito).
C) O agricultor não soube responder porquê sua terra se tornara improdutiva. → o correto seria "por que", equivalendo a "por qual motivo", o "porquê" é substantivado e equivale a "motivo": não sei o porquê (o motivo).
D) O produtor rural perguntou ao ambientalista o quê deveria fazer para reflorestar a área devastada. → temos um pronome relativo retomando o pronome demonstrativo "o → aquilo", não deveria ter acento, visto que é um pronome substantivo (substituindo o pronome "o").
E) A questão ambiental provocou uma discussão acalorada entre mim e o fazendeiro. → correto, após a preposição "entre" se usa o pronome oblíquo tônico "mim", se estivesse sendo usado o "eu" estaria incorreto.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Pronomes retos da primeira pessoa e segunda pessoa (eu e tu) não podem ser regidos por preposição. Escreve-se sempre "entre mim e você", "entre você e mim" ou ainda "entre mim e ti", "entre ti e mim".
Por seu turno, Cegalla lenciona: "Admite-se o pronome reto quando este se acha distante da preposição entre: 'Entre o local onde a ponte desabara e eu, que vinha em alta velocidade, mediavam perto de cem metros'".
Letra E
-
Gabarito letra E
não se usa pronome do caso reto após preposição, logo tem que ser usado o do caso oblíquo.
-
"""'"MENAS"""""""
-
a) MENAS não existe.
b)MIN não conjuga verbo.
c)PORQUÊ separado e sem acento.
d) o quÊ não leva acento.
e)GABARITO. Entre min e você não há nada.
-
Com certeza a oração correta é a letra E. Porém, o comando da questão pede "CONSIDERANDO O USO DE PRONOMES". Se alguém puder me explicar o erro da letra A e da letra C eu agradeceria...
Lembrando que o erro da A (menas) é um advérbio e da C (porquê) é um substantivo colocado no lugar de uma conjunção. Nada tem a ver com pronome...
Eu tento entender o porquê dessas bancas gostarem tanto de se autossabotarem...
-
Mim não faz nada.
-
Diego Silva, EU acho que o erro da A é a palavra ( MENAS, pois ela não existe)
E o erro da C é o PORQUÊ. DEVERIA SER SEPARADO E SEM ACENTO.
-
LETRA E
-