SóProvas


ID
3060679
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Acerca da acessibilidade aos serviços de transportes coletivos de acordo com o Decreto n.º 5.296/2004, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    A) Art. 8 Para os fins de acessibilidade, considera-se: I - acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida; - GABARITO

    B) Art. 33.  As instâncias públicas responsáveis pela concessão e permissão dos serviços de transporte coletivo são:

    I - governo municipal, responsável pelo transporte coletivo municipal;

    IV - governo federal, responsável pelo transporte coletivo interestadual e internacional.

    C) Art. 38, § 4   Os serviços de transporte coletivo rodoviário urbano devem priorizar o embarque e desembarque dos usuários em nível em, pelo menos, um dos acessos do veículo.

    D) Art. 37.  Cabe às empresas concessionárias e permissionárias e as instâncias públicas responsáveis pela gestão dos serviços de transportes coletivos assegurar a qualificação dos profissionais que trabalham nesses serviços, para que prestem atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    E) Art. 33.  As instâncias públicas responsáveis pela concessão e permissão dos serviços de transporte coletivo são:

    II - governo estadual, responsável pelo transporte coletivo metropolitano e intermunicipal;

    -> Letra de lei pura gente!

    -> Tenho diversas questões dessas em meu caderno de PCD, caso queiram, fiquem a vontade.

    Vamos pra cimaaa !

  • -Gabarito- A

    D5296- art. 31.  Para os fins de acessibilidade aos serviços de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, considera-se como integrantes desses serviços os veículos, terminais, estações, pontos de parada, vias principais, acessos e operação.

  • A questão trata da acessibilidade aos serviços de transportes coletivos, nos termos do Decreto n.º 5.296/2004.

    Letra A (CORRETA) - Art. 31. Para os fins de acessibilidade aos serviços de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, considera-se como integrantes desses serviços os veículos, terminais, estações, pontos de parada, vias principais, acessos e operação.

    Letra B - Pelo internacional é o governo federal, tudo bem, mas pelo municipal é o próprio governo municipal - Art. 33. As instâncias públicas responsáveis pela concessão e permissão dos serviços de transporte coletivo são: I - governo municipal, responsável pelo transporte coletivo municipal; II - governo estadual, responsável pelo transporte coletivo metropolitano e intermunicipal; III - governo do Distrito Federal, responsável pelo transporte coletivo do Distrito Federal; e IV - governo federal, responsável pelo transporte coletivo interestadual e internacional.

    Letra C - Não é necessário que seja em todos os acessos - Art. 38, § 4º Os serviços de transporte coletivo rodoviário urbano devem priorizar o embarque e desembarque dos usuários em nível em, pelo menos, um dos acessos do veículo.

    Letra D - Quem deve assegurar a qualificação são seus empregadores e as instâncias públicas gestoras do serviços de transporte coletivo - Art. 37. Cabe às empresas concessionárias e permissionárias e as instâncias públicas responsáveis pela gestão dos serviços de transportes coletivos assegurar a qualificação dos profissionais que trabalham nesses serviços, para que prestem atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Letra E - É do governo estadual, e não do governo federal - Art. 33. As instâncias públicas responsáveis pela concessão e permissão dos serviços de transporte coletivo são: II - governo estadual, responsável pelo transporte coletivo metropolitano e intermunicipal.

    GABARITO: LETRA A

  • Acerca da acessibilidade aos serviços de transportes coletivos de acordo com o Decreto n.º 5.296/2004, é correto afirmar que: Para os fins de acessibilidade aos serviços de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, são considerados como integrantes desses serviços os veículos, os terminais, as estações, os pontos deparada, as vias principais, os acessos e a operação.