GABARITO: LETRA C
>>> II- Resultou na publicação de quatro documentos: Araxá (1967), Teresópolis (1970), Sumaré (1980) e São Paulo (1981) com propostas de teorização da profissão. >>> Não existiu esse seminário de São Paulo.
>>> É neste contexto histórico que surge o processo de renovação do Serviço Social, mas o que vem a ser renovação? Segundo o dicionário Aurélio, do ponto de vista etimológico renovação é tornar novo, ou como novo; modificar, introduzindo novos elementos, substituir por algo novo do mesmo tipo. Assim esta renovação do Serviço Social trouxe uma nova forma ao agir profissional, principalmente a romper com práticas tradicionais do início da profissão. Netto (2005, p. 131) ressalta: Entendemos por renovação o conjunto de características novas, que no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições (...), procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização, e de valorização teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais.
>>> O Movimento de Reconceituação segundo Iamamoto (2010 p.205) “é dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão: de seus fundamentos ideoteóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção social da prática profissional e de seu modus operandi”, é um processo que busca dar ao Serviço Social uma prática mais eficaz, que busque caminhos em novos fundamentos teórico-metodológicos.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
II- Os documentos são: Araxá e Teresópolis que marcam perspectiva da Modernização Conservadora; Alto da Boa vista e Sumaré que marcam a Reatualização do Conservadorismo.
IV- Acredito que a modificação do código de ética tenha sido uma consequência lógica desse processo e não o objetivo precípuo, pois, de acordo com Netto em Ditadura e Serviço Social: "Entendemos como renovação profissional um conjunto de características novas que o Serviço Social articulou, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais".