SóProvas


ID
3062575
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Tendo em vista a exposição de um trabalhador à poeira contendo sílica livre cristalizada acima do limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 12 da NR 15 da Portaria 3214/78 e considerando a Instrução Normativa Número 1, de 1994, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A proteção individual para sílica livre cristalizada é determinada através das amostras tomadas com impactador (impinger) no nível da zona respiratória e contadas pela técnica de campo claro. A percentagem de quartzo é a quantidade determinada através de amostras em suspensão aérea. Logo, a escolha do tipo adequado de máscara (Respirador) e do tipo de filtro a ser utilizado depende da concentração de poeira contendo sílica livre cristalizada em relação ao limite de tolerância.

  • gab. B

    -Sílica livre e cristalizada (quartzo): esse agente químico penetra no organismo por inalação na forma de poeira mineral: pedreiras de granito ou de arenito, minas de cobre, fábrica de abrasivos, jateamento de areia, fundições, construção civil; e com misturas que contenham quartzo (carvão, caulim, quartzito, areia, argila); de modo que a proteção adequada será feita com máscaras tipo respiradores e o filtro sera em conformidade à concentração, ao tamanho e à ocorrência do quartzo, critérios esses avalizados quantitativamente pela sua dispersão no ambiente.

  • Nr 6 - anexo I

    P1 para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas; e ou

    P2 para proteção contra poeiras, névoas e fumos; e ou

    P3 para proteção contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos;

    e) peça um quarto facial, semifacial ou facial inteira com filtros químicos e ou combinados para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores e ou material particulado.