SóProvas


ID
3062596
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo o método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC), é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No gabarito eu trouxe uma fonte de estudos ou livros, os erros comentarei com minha palavras, para praticar né!

    A - O conceito de variação é um dos elementos chave na investigação de acidente quando se utiliza o método ADC.

    Correto: Trata-se de método baseado na Teoria de Sistemas, o qual aborda o acidente de trabalho como fenômeno complexo, pluricausal e revelador de disfunção na empresa, considerada como um sistema sócio-técnico aberto. Sua aplicação exige reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da história do acidente, registrando-se apenas fatos, também denominados fatores de acidente, sem emissão de juízos de valor e sem interpretações(Correção da Letra B), para, retrospectivamente, a partir da lesão sofrida pelo acidentado, identificar a rede de fatores que culminou no AT (Cuny & Krawsky, 1970; Monteau, 1980; Monteau, 1983). O método utiliza o conceito de variação, entendida como mudança ocorrida em relação ao funcionamento habitual do sistema (indústria, oficina etc.), considerada indispensável à ocorrência do acidente.(Comentário do Gabarito) Utiliza também o conceito de atividade, constituída de quatro componentes: indivíduo (I), considerado em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos; tarefa (T), entendida como a seqüência de operações executadas pelo indivíduo e passível de observação; material (M), representado por máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários ao desenvolvimento do trabalho; meio de trabalho (MT), entendido em seus aspectos físicos e em suas relações sociais (Para Estudo, na prova caiu sobre o conceito de variação, mas na sua vai cair conceito de Atividade e você vai acertar, sabe pq? pq a prova vai ser feita para você, sua hora chegou)

  • B O juízo de valor elaborado por parte da equipe de investigação em relação aos fatos identificados é fundamental para construção da árvore de acidentes.

    Errado: Quando estudamos investigação de acidente, estudamos que não podemos procurar culpados, devemos fazer uma coleta de dado de forma imparcial, chegar no ambiente e aplicar as técnicas, não devemos colocar nossa opinião sem um levantamento. chega no lugar já com um pensamento, "IXI, ALI FOI O ANDAIME MAL INSTALADO, ELE FOI TENTAR SEGURAR NA BARRA, ACABOU SEGURANDO NO CABO ENERGIZADO E MORREU" A pessoa nem fez uma investigação e já acha como foi o acontecido, tu comeu bost4 de cigano par tentar acertar as coisas?Não! Não seja a vizinha chata, "nossa, chegou esse horário pq tava bebendo todas, olha a cara dele" mal sabe que tava no hospital por infecção bacteriana!

    C - A coleta de informações sobre o acidente deve ser realizada sem a participação do trabalhador acidentado para evitar que ele oculte fatos essenciais

    Errado. As bancas gostammmmmmmmm de colocar essas opções, onde não precisa da informação do trabalhador, onde precisa penaliza-lo para não repetir, tudo isso é fakenews! O trabalhador é a peça CHAVE para um bom levantamento, por isso nos livros de investigação de acidente eles recomendam que perguntemos o mais rápido possível os trabalhadores testemunhas e que sejam feitas perguntas que não tenha como resposta "Acho que..." "tava cansado..." Outro ponto que o livro ensina é fazer a entrevista separadamente dos demais.

    D - A questão a ser feita para construção da árvore a partir dos fatos coletados é “Quem contribuiu para a ocorrência do fato Y?”.

    Errado: como citado acima, não procuramos por quem, procuramos pelo "que". Lembrando que no português que o "quem" tenta retomar a pessoa. Quem fez isso? X O que houve aqui?OK

  • Gab. A

    A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    https://www.banasqualidade.com.br/artigos/2014/04/arvore-de-causas-uma-metodologia-de-analise