SóProvas


ID
306289
Banca
EJEF
Órgão
TJ-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

CORRETO afirmar que o poder de polícia é o poder de que dispõe a Administração:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Através do Poder de Polícia o Estado exerce uma de suas funções que é restringir o direito dos particulares, devendo organizar a convivência social a partir da restrição a direitos e liberdades absolutas em favor do interesse geral. Todas essas funções são exercidas pelos seus órgãos que tem a tarefa de estabelecer as restrições e limites ao particular a partir da realização de atividades concretas que observem o interesse geral.
    Ou seja, o poder de polícia destina-se assegurar o bem estar geral, impedindo, através de ordens, proibições e apreensões, o exercício anti-social dos direitos individuais, o uso abusivo da propriedade e de bens, ou a prática de atividades prejudiciais à coletividade.
  • resposta D

    O Poder de polícia (ou poder de polícia administrativa) é prerrogativa que possui a Administração Pública para condicionar e limitar o exercício de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo.

    O exercício desse poder fundamenta-se no princípio da supremacia do 
    interesse público sobre o privado e manifesta-se não somente por meio de
    atos concretos e específicos, mas também mediante atos normativos.

     IMPORTANTE 
    O poder de polícia não se baseia na existência de qualquer vínculo específico entre as partes, razão pela qual alcança terceiros, fora de sua estrutura
    funcional da Administração Pública.
  • O importante desse tipo de questão é buscar as características básicas do instituto, de modo que se possa alcançar a alternativa correta. Diante disso, pode se destacar, de todos os conceitos explicitados pelos colegas, que o Poder de Polícia é:

    Uma prerrogativa de direito público;

    Tem fundamento na lei;

    Exercido pela Administração Pública;

    Voltado para restringir o uso e a fruição da liberdade e da propriedade;

    Para benefício da coletividade ou do próprio Estado.

  • (...) O PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA OCASIONA LIMITAÇÕES (RESTRIÇÕES OU CONDICIONAMENTOS) A DIREITO, INTERESSE OU LIBERDADE. TRATA-SE, PORTANTO, DE ATIVIDADE QUE LIMITA DIREITOS SUBJETIVOS DIRETA OU INDIRETAMENTE RELACIONADOS COM LIBERDADE OU PROPRIEDADE, TITULARIZADOS POR AQUELES QUE SE ENCONTRAM VINCULADOS POR UMA SUBORDINAÇÃO GERAL EM RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (...).

    FONTE: MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO - DIREITO ADMINISTRATIVO - RAFAEL MAFFINI
  • a) para punir, interna ou externamente, os administradores que desrespeitem órgãos e serviços públicos. (PODER DISCIPLINAR)
    b) para escalonar e distribuir as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, punindo-os por ilícitos administrativos. (PODER HIERÁRQUICO)
    c) para a prática, de modo explícito ou implícito, de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo, e, assim, procurando a punição de melhor acerto. (PODER DISCRICIONÁRIO)

    d) para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade. (PODER DE POLÍCIA)
  • o poder de policia sempre tem como finalidade o interesse público...
  • Majoritariamente, particulares não podem exercer o poder de polícia

    Abraços

  • GABARITO: D

    Poder de Policia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado.

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    Alternativa A: incorreta, tendo em vista que conceitua o Poder Disciplinar.

    Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115).

    Alternativa B: incorreta, tendo em vista que conceitua o Poder Hierárquico.

    Poder Hierárquico é o poder de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    Alternativa C: incorreta, tendo em vista que conceitua o Poder Discricionário.

    Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    Alternativa D: correta, tendo em vista que conceitua o Poder de Polícia.

    Poder de Polícia, segundo Di Pietro (2017) “é a faculdade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a propriedade, por exemplo, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo, do interesse público. Este é composto por vários elementos, dentre os quais destacamos a saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimônio cultural e a propriedade”. Nesse sentido, o Poder de Polícia permite que a Administração Pública condicione ou restrinja o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.