Essa questão exige conhecimento sobre os estilos de lideranças propostos por Rensis Likert, na obra Novos Padrões em Administração (1971). Vamos ao conceito de cada uma:
Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais consequências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas consequências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.
Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo, mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.
Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.
Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas.
A liderança liberal não faz parte dos conceitos de Likert, mas é citada na letra E, sua principal característica é a total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
ALTERNATIVA A. Errado. No estilo de liderança autoritário benevolente o líder determina tudo, pouca consulta aos subordinados.
ALTERNATIVA B. Errado. O líder determina tudo no estilo autoritário coercitivo, sem consulta aos subordinados.
ALTERNATIVA C. Certo. O líder participativo interage com os subordinados, favorecendo o trabalho em equipe e a confiança mútua.
ALTERNATIVA D. Errado. O líder consultivo apoia e encoraja com prévia discussão de tarefas e objetivos com os subordinados, mas a tomada de decisão não é descentralizada.
ALTERNATIVA E. Errado. O líder liberal opina apenas quando é consultado, o que não é o cenário descrito na questão.
Gabarito: C