SóProvas


ID
3063829
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos. Qual é a condição necessária e básica para que o líder promova a motivação aos seus liderados?

Alternativas
Comentários
  • GAB

     

    Liderança: É a capacidade de influenciar pessoas a se comprometerem em torno dos mesmos objetivos e metas organizacionais. Segundo McGregor liderança é um processo social complexo, envolvendo motivação dos liderados, tarefa, líder e a relação entre essas variáveis.

     

    Personalidade de um Líder:

     

    a) Autoconfiança;

    b) Tolerância com frustrações;

    c) Iniciativa nas relações pessoais e situações sociais;

    d) Capacidade de auto-avaliação;

    e) Capacidade de assumir as consequências das próprias decisões e ações;

    f) Vigor e persistência na perseguição de objetivos;

    g) Inteligência;

    h) Exigência em relação ao desempenho dos subordinados;

    i) Motivado e Motivador.

     

    De todas essas, obviamente está presente o fato de que o líder não pode oferecer aquilo que ele não tem, vai influenciar justamente por essa característica peculiar [motivação] as pessoas ao ponto de favorecer comportamentos e mudanças nos outros ao redor. [Grifos meus].

    O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe.

    "Um líder motiva sim, deve motivar. (...) É obrigação do líder, fazer aflorar em seu colaborador os motivos que ele tem para agir, que estão lá dentro dele, mas adormecidos. E isto não é no geral, é no particular, é um a um. Pessoas não são iguais, têm motivos diferentes. (...) Manter um empregado motivado é uma MISSÃO DIÁRIA, do empresário ou do líder e o resultado de vários fatores. Manter o empregado motivado, vestindo a camisa da empresa requer conhecimentos de LIDERANÇA do empresário (ou do líder), dar o exemplo – fazer o que fala, ser educado, gentil, cortês, cordial, empático sem ser piegas ou falso".
    CARVALHO (200X)

    https://administradores.com.br/artigos/o-papel-do-lider-na-motivacao-da-equipe-a-ardua-tarefa-de-motivar-e-manter-se-motivado

     

  • Somos seres que reagimos a impulsos, quando vemos alguém bocejar, automaticamente nos vem o desejo de bocejar também. É só fazer essa associação, se você quer transmitir algo a alguém, você precisa estar nesse estado também.

  • mas a letra B tb serve .

  • Imagina ser liderado por um líder sem o mesmo estar motivado?!

    É aquela história da maçã podre no mesmo cesto de maçãs boa.

  • Gabarito: A

  • motivação! essencial para influêciar os mesmos!!

  • SEGUNDO CHIAVENATO MOTIVAÇÃO

    ********* " É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma"

    liderança capacidade de influenciar o comportamento das pessoas

  • Liderança e motivação estão sempre juntas. A Liderança pode ser descrita como um processo interpessoal de influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um ou mais objetivos específicos. Para Robbins (2014), motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. 

    Os líderes naturalmente sentem a necessidade de se automotivar constantemente a fim de inspirar outros a também estar motivados e atingir os objetivos organizacionais. Portanto, ser, exigente, impositivo, convencido e imparcial não promove a motivação dos liderados. Letra A é a correta.

    Gabarito: A

  • Thomaz, K. W. (2010, p. 5) acredita que no momento as organizações já não “podem se dar ao luxo de usar as pessoas apenas para obedecer regras”. Os líderes devem capitalizar sobre a motivação intrínseca do seu pessoal, deixando de lado “as recompensas extrínsecas que eram a solução fácil para a motivação na era da obediência” o que exigiu melhorar a competência dos líderes. Esse acordo já não existe, o relacionamento líder-seguidor “foi substituído por uma abordagem transacional” na qual se transaciona obediência versus ameaça de castigos ou promessa de recompensas .O líder precisa estar motivado e querer liderar aquele que deu a ele autorização explícita para assim o fazer.