-
GABARITO: LETRA E
-
Gabarito: E
-
Gab letra E
Você acerta essa questão lendo de baixo pra cima porque... Tá pior que a FGV no quesito "alternativa mais certa"
O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização
Talvez o erro da D esteja na questão do "resultar do carisma". Pegamos com isso, três vertentes de liderança
dos Traços
A liderança comportamental
E a situacional
Se formos analisar pela perspectiva da mais recente "situacional" temos como alicerce de um líder :Força do administrador, o liderado (subordinados) e a situação (situacional).
Mas eu acho isso bem ruim da parte da banca, que pega isso (o conceito) em algum livro, mas não avisa previamente qual linha ira seguir.
-
Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.
-
Para mim nessas questões de administração a banca simplesmente escolhe qual questão será a certa e pronto. Não tem condições, não tem nada de objetivo nas assertivas.
-
Poder de recompensa é definido como o poder cuja base é a habilidade para recompensar. A força do poder de recompensa de O sobre P aumenta de acordo com a magnitude das recompensas...
---------------------------------------------------------------
Poder coercitivo é semelhante ao poder de recompensa, na medida em que também envolve a habilidade de O para manipular a obtenção de valências. O poder coercitivo de O sobre P origina-se da expectativa por parte de P de que será castigado por O se não se conformar à tentativa de influência...
--------------------------------------------
O poder legítimo de O sobre P é aqui definido como aquele poder que se origina de valores interiorizados por P que ditam que O tem um direito legítimo para influenciar P e que P tem a obrigação de aceitar essa influência.
-------------------------------------------------
O poder de referência de O sobre P tem sua base na identificação de P com O. Por identificação, queremos dizer um sentimento de unidade de P com O, ou um desejo por tal identidade. Se O é uma pessoa por quem P é fortemente atraído, P desejará tornar-se intimamente associado com O...
----------------------------------------------------
A força do poder de especialista de O sobre P varia na medida do conhecimento ou da percepção que P atribui a O dentro de uma determinada área. Provavelmente, P avalia a perícia de O em relação ao seu próprio conhecimento, bem como em relação a um padrão absoluto. Em todo caso, poder de especialista resulta em influência social primária sobre a estrutura cognitiva de P e, provavelmente, não em outros tipos de sistemas.
-
A E) se refere ao poder de competencia
a D) ao poder de referência (pra mim seria o gabarito)
-
Não existe poder de influência. O poder é dotado de influência por si só. É algo inerente a TODOS os tipos de poder.
O poder pode influenciar um indivíduo ou um grupo por meio de punições, das recompensas, da posição hierárquica, do carisma ou do conhecimento de seu portador.
A questão é passível de anulação e o examinador, de demissão.
-
É muito fácil confundir poder de influenciar com carisma.