SóProvas


ID
3064600
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112/90 institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. De acordo com a lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. Diante destas premissas e de acordo com a Lei 8.112/90, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 5   São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 3   As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.   

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 3   Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    B) Art. 5   São requisitos básicos para investidura em cargo público: II - o gozo dos direitos políticos;

    D) Art. 13. § 4   Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.  

    E) Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO "C"

    Questão LETRA da lei

    A Exercício é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.  ART 3º, LEI 8.112

    B O gozo dos direitos políticos não é requisito básico para investidura em cargo público.

    o gozo dos direitos políticos; ART 5º, II, LEI 8.112

    C o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. ART 5º, § 3º LEI 8.112 (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

    D Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.  ART 13, § 4º LEI 8.112 (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    E Posse é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. ART 15, LEI 8.112.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Nunca desista de seus sonhos!

  • C

  • errei --> exercício é diferente de cargo público

    a) CARGO PÚBLICO é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    b) O gozo dos direitos políticos é (sim) requisito básico para investidura em cargo público.

    c)As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta lei ( Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

    d) Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Art. 13 . § 4  Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.          

    e) Posse é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • A- Art. 3   Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    B- Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    II - o gozo dos direitos políticos;

    C- Correta Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 3  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.            

    D- Art. 13 . § 4  Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.   

    E- Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    A)           INCORRETA. A alternativa A) traz o conceito de cargo público e não de exercício. Com base no artigo 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, cargo público pode ser entendido como o conjunto de atribuições e responsabilidades presentes na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    De acordo com o artigo 15, da Lei nº 8.112 de 1990, o exercício se refere ao efetivo desempenho de atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    B)         INCORRETA. De acordo com o artigo 5º, Inciso I, II, III, IV, V, VI, da Lei nº 8.112 de 1990, são requisitos básicos para a investidura em cargo público: a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos, a quitação com as obrigações militares e eleitorais, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental.

     

    C)           CORRETA. Com base no artigo 5º, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais podem prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, com base nas normas e nos procedimentos desta Lei.


    D)            INCORRETA. De acordo com o artigo 13, § 4º, da Lei nº 8.112 de 1990, apenas haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.


    E)          INCORRETA. A alternativa indicada traz o conceito de exercício e não de posse, nos termos do artigo 15, da Lei nº 8.112 de 1990.


    Gabarito do Professor: C) 
  • a) Exercício (Cargo) é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    b)O gozo dos direitos políticos não é requisito básico para investidura em cargo público.

    c) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos da Lei 8.112/90.

    d) Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (A posse é posterior à nomeação)

    e) Posse (Exercício) é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.