GAB C
CULTURA ORGANIZACIONAL - CO
É uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização, que mantém os seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si e seu trabalho e claro também tem seus aspectos formais.
Características das culturas bem - sucedidas: 1. Fixação de valor balanceado; 2. Compromisso com uma estratégia básica e esscencial. 3. Intensa ligação da estratégia com seu sistema cultural. 4. Comunicação massiva em duas mãos. 5. Parceria com stakeholders. 6. Colaboração funcional. 7. Inovação e risco. 8. Essas organizações nunca estão satisfeitas.
Outra p/ fixar sobre o assunto: [Ano: 2016 Banca: TCE - PA Prova: Auditor de Controle Externo - Àrea Administrativa - Gestão de Pessoas]
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue o item subsequente.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos - embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas - , a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada. GAB ERRADO A CO pode mudar sim se for mais vantojoso e mantenha sua identidade e de forma deliberada = intencional / de acordo.
[Outra Questão pra fixar o que é CO Conservadora] Cada empresa constrói a cultura de acordo com os elementos que considera importantes para o seu negócio, com seus valores e suas crenças. Algumas empresas têm uma cultura bem sedimentada [conservada], com valores compartilhados por todos, não havendo grandes divergências em relação aos seus principais elementos. Uma empresa que apresenta tais características tem uma cultura:
a) Adaptativa [P/ ser adaptativa geralmente fala em ambiente, ficar atento!]
b) Conservadora
c) Forte
d) Fraca
e) Psicossocial
Como o colega Marlos falou.. dependendo do tipo de organização, pode ser conservadora e rígida ou adaptativa e flexível.
Chamo a atenção p/ isso porque todo dia estão inventando de dizer a mesma coisa de mil formas + nos temas q parece super fácil. Abç..
Gab. C
Para Shein, a cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas.
Segundo Giovanna Carranzo:
As culturas organizacionais podem ser classificadas quanto a sua capacidade de se adaptar a mudanças, como culturas conservadoras e culturas flexíveis ou adaptativas. O ambiente onde as organizações estão inseridas hoje é altamente mutável e dinâmico, sendo dessa maneira necessário construir uma cultura flexível para que a empresa possa alcançar melhor o êxito.