Gabarito: B
a) CERTO
Segundo Chiavenato (1998): Emissor ou Fonte: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem para alguém, ou seja, para o destino. É a fonte de comunicação.
b) ERRADO
Segundo Chiavenato (1998): “como o processo de comunicação é um sistema aberto, pode surgir certas quantidades de ruídos”. O ruído é uma perturbação não desejada que distorce, deturpa ou altera, de forma imprevisível, a mensagem que está sendo transmitida.
c) CERTO
Segundo Chiavenato (1998): Canal: é a parte do sistema que separa a fonte do destino, que podem estar fisicamente próximos ou distantes.
d) CERTO
Segundo Chiavenato (1998): Transmissor ou codificador: é o equipamento que liga a fonte ao canal, ou seja, que codifica a mensagem emitida pela fonte para torná-la adequada e disponível ao canal.
e) CERTO
Segundo Teixeira (2007): Grosso modo, linguagem é qualquer sistema de signos que sirva à comunicação entre os homens. Os signos podem ser visuais, sonoros, gestuais, fisionômicos, escritos ou vocais. A linguagem articulada que reúne os signos vocais e escrita constitui-se a língua, sistema de signos (ou código), em que ocorre a associação de sons ou letras (significante) a conceitos determinados (significado). Os signos linguísticos (significante + significado) forma o vocabulário da língua, sendo sua criação arbitrária e convencional.
GABARITO: LETRA B
O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
A) A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.
C) O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
D) O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
E) Código: sistema de sinais (ou de signos, ou de símbolos) que, por convenção prévia, se destina a representar e a transmitir a informação entre a fonte (ou emissor) dos sinais e o ponto de destino (ou receptor).
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.