SóProvas


ID
3064909
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque a opção FALSA sobre as características da Administração Pública Gerencial:

Alternativas
Comentários
  • GAB:E

    Administração gerencial

    -distinção entre público e privado

    -foco no cidadão

    -controle flexível

    -gestão de contratos

    -avaliação de desempenho

    -confiança limitada.

  • Gab. E

    O administrador público tem como principal atribuição gerir programas e, de forma secundária, oferecer serviços públicos à sociedade.

    Na administração gerencial o foco primário é o cidadão.

  • Sempre lembar, o foco é sempre o interesse publico.

  • Sempre lembar, o foco é sempre o interesse publico.

  • Em primeiro momento, pensei em colocar item A, visto que fala: "Combate o nepotismo e a corrupção", pelos meus pdfs, isso seria característica da Burocracia. Porém, o resto da questão cita essa parte: "embora não seja necessária a utilização de mecanismos rígidos... controle de resultados..." já ai não teria como ser a burocracia e sim seria a gerencial.

    Talvez quem errou a questão pensou nisso. Enfim... gab E, visto que a gerencial foca em interesse publico e não de forma secundária.

  • Gerencial é a busca da nova administração que foca sempre no cliente (povo), logo, por eliminação, resta a letra E.

    Evolução da adm pública: Patrimonialista - burocracia - gerencial

  • Erro

    O administrador público tem como principal atribuição gerir programas e, de forma secundária, oferecer serviços públicos à sociedade.

  • Função administrativa

    Diversos autores definem como função da Administração Pública a garantia do bem-estar social; ou defesa dos interesses da comunidade; ou zelar pelo bem comum da coletividade. ... Ou seja, a defesa do interesse público corresponde à finalidade da Administração Pública.

  • A Administração Pública Gerencial sempre busca como foco principal o cidadão. A flexibilidade no controle também é um marco do Gerencialismo.

    Gabarito: E

  • LETRA E

  • A questão em análise requer conhecimentos do modelo gerencial de administração.

    Esse modelo surgiu, em 1995, com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, conduzido por Luiz Carlos Bresser Pereira. Esse modelo gerencial tem por objetivo fazer com que o Estado deixasse de ser o responsável direto pela produção de bens e serviço à sociedade, para se tornar coordenador de um processo de geração de resultado, por meio de indicadores de desempenho, acompanhamento do alcance de metas, descentralização de funções e incentivo à criatividade e à inovação. Após esse breve resumo, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO. Combate ao nepotismo e à corrupção são constantes desde o modelo burocrático de administração pública. Portanto, podemos afirmar que essa prática também está presente no modelo gerencial.

    B) CERTO. A Administração Pública Gerencial tem por objetivo atender às necessidades dos cidadãos com a maior qualidade e eficiência possíveis. Portanto, deve focar no cidadão, que é o cliente e o consumidor do serviço ou produto prestados.


    C) CERTO. A tentativa de agilizar o processo decisório passa, invariavelmente, pela descentralização e delegação de competências. Essa prática é uma característica do modelo gerencial de administração pública.


    D) CERTO. Conforme explicado nas alternativas anteriores e na introdução da questão, a descentralização, a criatividade e a inovação são práticas comuns ao modelo gerencial de administração pública.

    E) ERRADO. O administrador público tem como principal atender aos anseios da sociedade e prestar um serviço público de qualidade e eficiente. Portanto, oferecer serviços públicos à sociedade é a principal função do administrador público, e não a função secundária. Sendo assim, essa alternativa está errada e é o gabarito da questão em análise.



    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Foco primário é o CIDADÃO!

  • GAB E

    O foco da administração pública gerencial está centrado nos resultados a serem atingidos, utilizando técnicas mais flexíveis de gestão, típicas da iniciativa privada. Este modelo é orientado para a satisfação das necessidades do cliente cidadão e para o atendimento dos objetivos que a administração pública se propõe a atingir. Estes propósitos são atingidos através de um sistema de decisões descentralizadas, com estruturas horizontalizadas e incentivos ao uso da criatividade, inovação e formas flexíveis de gestão.

    Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:

    1. É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;
    2. Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;
    3. Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;
    4. Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS