SóProvas


ID
3064930
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias da administração contribuíram, sobremaneira, para a construção do modelo de Administração Pública brasileira, principalmente, a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Segundo o Prof. Rodrigo Rennó, do Estratégia Concursos, nunca aplicados o modelo "PURO" da burocracia weberiana, porém seus traços são muito fortes na nossa administração pública.

    Vejamos trechos do seu material:

     

    O modelo de gestão pública buscado no momento é o gerencial, mas ainda é muito forte a presença do modelo burocrático e, infelizmente, do próprio modelo patrimonialista na administração pública brasileira. Ou seja, nunca aplicamos o modelo "puro" da burocracia weberiana. Preste atenção, pois as bancas costumam cobrar muito isso.

    Veja o texto abaixo do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, documento muito importante e que recomendo a leitura a todos que queiram se aprofundar no tema das reformas administrativas do Brasil. O texto original é esse:

    " A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não chegou a se consolidar, no conjunto, como uma burocracia profissional nos moldes weberianos. Formaram-se grupos de reconhecida competência, como é o caso das carreiras acima descritas, bem como em áreas da administração indireta, mas os concursos jamais foram rotinizados e o valor de sua remuneração real variou intensamente em função de políticas salariais instáveis. Os instrumentos de seleção, avaliação, promoção e treinamento que deram suporte a esse modelo estão superados."

    O que fica claro é que o nosso modelo ainda guarda práticas e costumes patrimonialistas, e o próprio modelo burocrático hoje não é mais visto como adequado aos novos desafios da administração pública.

    Portanto, temos hoje um modelo ainda muito baseado na Burocracia, mas com resquícios de clientelismo e patrimonialismo, e alguns setores que já aplicam a administração gerencial. Não aplicamos o modelo "puro" de Weber.

  • Modelos de Administração Pública brasileira: Patrimonialista, Burocrática, Gerencial.

  • Lembre-se de que a Era Vargas foi marcada fortemente por ideias burocráticas. A CF/88 foi, para os autores, um retrocesso burocrático. Veja que a atual CF foi constituída sobre bases burocráticas - no que diz respeito à administração pública.

  • essa dá responder sem estudar.....

  • Teoria da Burocracia ajudou os Brasileiros...

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    O objetivo da Burocracia de Max Weber, era uma administração mais adequada aos novos desafios do Estado moderno e das grandes empresas, ele queria combater o desperdício, a ineficiência e a corrupção. Sendo assim, a base dessa gestão seria mais racional e impessoal, visando o aumento consistente de produção. Dentre suas principais características podemos citar:

    Formalidade:

    -A autoridade derivada de normas e leis.

    -Poder do chefe é restrito aos objetivos da organização;

    -Comunicação interna e externa são todas padronizadas e formais.

    Impessoalidade:

    -Direitos e deveres são estabelecidos em normas, as regras são aplicadas de forma igual para todos;

    -As pessoas devem ser promovidas por mérito;

    -O poder é ligado aos cargos, não às pessoas.

    Profissionalização:

    -As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro, contratados pelo mérito e conhecimento;

    fonte: aulas Estratégia

  • Falou em Administração Pública, falou-se em Burocracia.

  • Sua influência maior fica clara com a criação do DASP, Departamento Administrativo do Serviço Público, que foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto-lei nº 579, de 30 de julho de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas. Fazia parte de um esforço de reforma na administração pública brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937.

  • GABARITO: LETRA B

    • a administração burocrática foi implementada visando o combate a corrupção, privilégios e nepotismo um dos exemplo disso, é o próprio concurso público, que visa evitar que os governantes aparelhem e máquina pública através do emprego de parentes ou apadrinhados. Infelizmente isso ainda existe em parte na administração pública com os cargos comissionados