SóProvas


ID
3065083
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A empresa Terceirização Total Ltda. firmou acordo coletivo de trabalho com o sindicato profissional para estabelecer regras relativas à jornada de trabalho, estabelecendo percentual de 40% na hipótese de pagamento de horas extraordinárias e banco de horas bienal e flexibilização do intervalo intrajornada. Considerando tais condições, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • CF/88, Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

      XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal;  

    CLT, Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.              

    § 1  A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.                            

    § 5º O banco de horas de que trata o § 2  deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.                             

    Reforma Trabalhista trouxe uma novidade quanto ao tempo mínimo de intervalo ao dispor, no inciso III do art. 611-A da CLT, que o intervalo mínimo para jornada acima de 6 horas pode ser reduzido por meio de acordo ou convenção, desde que respeitado o limite mínimo de 30 minutos

  • GABARITO: A

    SOBRE O BANCO DE HORAS:

    Bienal = 2 anos

    Banco de horas em acordo coletivo = 1 ano

    Art. 611-A da CLT: A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: II - banco de horas anual.

  • GABARITO: A

    Os artigos 611-A e 611-B da CLT são de memorização obrigatória para qualquer concurso que cobre Direito do Trabalho (além do art. 7º da CF, já citado).

    Conforme tais dispositivos:

    - Horas Extras de 40% => INVÁLIDO

    "Art. 611-B. Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos: (...) X - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% (cinquenta por cento) à do normal;"

    - Banco de horas BIENAL => INVÁLIDO

    "Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (...) II - banco de horas anual;"

    - Flexibilização do intervalo intrajornada => VÁLIDO

    "Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (...) III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;

  • Colegas,

    Apenas a título de complementação, no que concerne ao banco de horas e o prazo de compensação:

    1) Acordo ou convenção coletiva de trabalho (§ 2º do art. 59 da CLT) = período máximo de 1 ano;

    2) Acordo individual escrito (§ 5º do art. 59 da CLT) = período máximo de 6 meses;

    3) Acordo individual, tácito ou escrito (§ 6º do art. 59 da CLT) = mesmo mês.

    Grande abraço!