SóProvas


ID
3065290
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo de produção e consumo do espaço urbano, em especial em projetos de renovação e requalificação urbana, há o permanente risco – quando não a intenção, declarada ou não, por parte de seus promotores – de substituição das populações moradoras de áreas centrais ambientalmente degradadas, após recuperadas, por outras de maior renda. Esse efeito remete ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gentrificação é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

  • Esta questão SEMPRE cai em provas para arquitetura. Com uma redação ou outra, a solução é decorar.

    GENTRIFICAÇÃO é o processo onde a população de baixa renda que vive principalmente em cortiços no centro em imóveis particulares ou do poder público, é expulsa para que o Poder Público possa exercer programas de revitalização de imóveis no centro, junto a particulares que possam explorá-los como hotéis, centros culturais, etc, em troca de habitar habitações de interesse social nas periferias. Ou então, uma compensação e sair de lá.

    Resposta LETRA "E".

  • Complementando...

    Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos (ou até mesmo áreas centrais antigas degradadas) e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno

    É importante considerar que a transformação desses espaços não representa necessariamente uma mudança no padrão de vida da sociedade, haja vista que a população mais pobre, ao emigrar dessas regiões, passa a habitar outras localidades, geralmente ainda mais periferizadas.