As redes de infraestrutura podem ser dividas em em vários subsistemas. A classificação destes subsistemas pode ser feita segundo os seguintes critérios:
1. Classificação das redes segundo sua função:
1.1 Sistema viário – formado pelas redes de circulação (para receber diferentes tráfegos,como: veículos, pedestres, bicicletas,etc.) e complementado pela rede de drenagem pluvial;
1.2 Sistema sanitário – formado pelas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto;
1.3 Sistema energético – formado, na maioria dos países, pelas redes elétrica e de gás. Nos países de primeiro mundo, também podem fazer parte deste sistema as redes pneumáticas e de calefação. Ambas estão quase em desuso.
1.4 Sistema de comunicações – constituído pelas redes de telefone. tv a cabo e em alguns países por rede de correio pneumático. Estas considerações são baseadas do livro de Juan Mascaró e Mario Yoshinaga, reimpresso e atualizado em 2013, no entanto acredito que outras redes de comunicação passem a aparecer em provas, como por exemplo a de fibra ótica. Este sistema é bastante complexo e talvez o que avance com maior velocidade, por isso merece atenção para sua constante evolução. As grandes bancas provavelmente estão atentas.
2. Classificação das redes segundo sua localização no espaço urbano:
2.1 Nível aéreo – podem estar localizadas neste nível a rede de energia elétrica e a telefônica, sua interação com as copas das árvores deve ser estudada com cuidado;
2.2 Nível da superfície – recebe os diferentes tipos de pavimentos. É o mais caro e é influenciado pelas decisões relativas ao nível subterrâneo;
2.3 Nível subterrâneo – nível que abriga a rede de drenagem, a de esgoto e a de gás. Pode receber, em alguns casos, as redes telefônica e de eletricidade;
O sistema de redes de infra-estrutura urbana podem ser agrupados segundo a sua localização, em termos espaciais, como:
Nível aéreo: rede de comunicações e rede de energia elétrica; Nível da superfície do terreno: rede viária, abriga os diversos tipos de pavimentos; Nível subterrâneo: rede de drenagem pluvial, rede de esgoto sanitário, dentre outros.
O nível subterrâneo, como costuma ser operado por diversas empresas, sofre mais interferências, inclusive porque pode abrigar também outras redes, como a de gás combustível, energia elétrica e telefonia.
Podemos concluir que existe maior interferência no espaço subterrâneo, onde estão abrigadas a maioria das redes, como a rede de coleta de esgoto e as redes de drenagem e distribuição de águas pluviais. Isso leva à questão da interferência da rede subterrânea com o nível de superfície pavimentada, devido à necessidade de manutenção, novas ligações das redes com os edifícios e eventuais alterações de acordo com o surgimento de novos lotes. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Gabarito: Alternativa A.