-
GAB D
Administração Pública Gerencial, características:
Profissionalização dos servidores públicos: aproveitada e flexibilizada da Adm. Púb. Burocrática.
Controle de resultados: diferente da Adm. Púb. Burocrática em que o controle era a priore, na gerencial é a posteriori [resultados].
Indicadores de desempenho: A gerencial utiliza bem mais indicadores que a burocrática que só usa o indicador da eficiência.
Descentralização administrativa: com base no Dec. Lei de 67 e na diferenciação entre Adm. direta e indireta.
Cidadão-cliente: a busca pela qualidade e controle social.
Fonte: conhecimentos sobre o tema.
-
Administração Pública Patrimonialista: Principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.
Administração Pública Burocrática: Tem como foco a coisa pública - Caracteriza pelo foco na tarefa, controle antecipado, Estado executor, Forma vertical, e o Estado acima do cidadão.
Administração Pública Gerencial: é aquela que o Estado funciona como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais características a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados.
Administração Pública Democrática: Característica participativa, o povo tem poder de influenciar na decisão de seus representantes.
-
Gerencial.
-
GABARITO: LETRA D
A administração pública gerencial é aquela onde o Estado funcione como uma empresa, cujos serviços são destinados aos cidadãos e que possui como principais características a eficiência nos serviços, na avaliação de desempenho e no controle dos resultados.
A administração pública gerencial é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão (excelência no atendimento).
FONTE: PORTAL ADMINISTRAÇÃO.
-
-
Minha cidade! Amo
-
GAB D
O foco da administração pública gerencial está centrado nos resultados a serem atingidos, utilizando técnicas mais flexíveis de gestão, típicas da iniciativa privada. Este modelo é orientado para a satisfação das necessidades do cliente cidadão e para o atendimento dos objetivos que a administração pública se propõe a atingir. Estes propósitos são atingidos através de um sistema de decisões descentralizadas, com estruturas horizontalizadas e incentivos ao uso da criatividade, inovação e formas flexíveis de gestão.
Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:
- É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;
- Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;
- Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;
- Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS