SóProvas


ID
3065908
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Tangará da Serra - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as características da burocracia, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra B?

  • Também não entendi onde a B está errada.

  • A questão pede uma caraterística do modelo burocrático, a alternativa B traz uma disfunção, logo a assertiva está incorreta.

    Principais disfunções do modelo:

    Internalização das regras e apego aos regulamentos;

    Excesso de formalidade e de papéis;

    Resistência a mudanças;

    Despersonalização do relacionamento;

    Categorização como base do processo decisório;

    Superconformidade às rotinas e aos procedimentos;

    Exibição de sinais de autoridade;

    Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

    gab. B

  • Também não entendi o erro da B.

  • Lembrar que disfunções não são características da Burocracia! <3

  • É sempre bom lembrar as diferenças entre características x disfunções

  • GABARITO: LETRA B

    A- A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão de trabalho, atendendo à racionalidade, isto é, adequando os meios aos objetivos a serem atingidos. (CARACTERÍSTICA)

    B- A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente comprovado por escrito pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, papelório. (DISFUNÇÃO)

    C- A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia, segundo o qual um cargo inferior deve estar sob o controle ou supervisão de um posto superior. Daí a necessidade da hierarquia de autoridade para definir as chefias nos vários escalões de autoridade.(CARACTERÍSTICA)

    D- A burocracia baseia-se na separação entre propriedade e administração. Os membros do grupo administrativo estão separados da propriedade dos meios de produção. O dirigente não é necessariamente o dono do negócio, mas um profissional especializado na sua administração.(CARACTERÍSTICA)

    OBS: Não confunda burocracia com disfunções da burocracia.

    DISFUNÇÕES:

    -        Hierarquismo,

    -        Sistema fechado,

    -        Apego às regras,

    -        Excesso de regras;

    -        Perda da visão global da organização.

    -        Lentidão.

    "Não tenha pressa, mas tenha rumo. Demorar é diferente de se perder"

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    O erro da B está em afirmar que é uma característica da Burocracia, no entanto, trata-se de uma disfunção .Poderíamos citar outros exemplos de disfunções, tais como:

    ►Perda da noção Global;

    ► Lentidão ma comunicação e processo decisório;

    ►Formalização Excessiva;

    ►Preocupação com regras e não com resultados;

    ►Rigidez e falta de inovação.

    Já como características, poderíamos citar, dentre outras:

    ► Formalidade;

    ►Impessoalidade;

    ►Profissionalização;

  • GAB B

                                                                                                            BUROCRACIA

                                               CARACTERÍSTICAS                                             X                                                DISFUNÇÕES 

                                            Caráter legal das normas                                                                             Internalização das normas

                                         Caráter formal das comunicações                                                               Excesso de formalismo e papelório

                                              Divisão do trabalho                                                                                      Resistência às mudanças

                                      Impessoalidade no relacionamento                                                              Despersonalização do relacionamento

                                              Hierarquização da autoridade                                                                  Categorização do relacionamento

                                              Rotinas e procedimentos                                                                                   Superconformidade

                                          Competência técnica e mérito                                                                              Exibição de autoridade 

                                        Especialização da Administração                                                                         Dificuldade com os clientes 

                                                    Profissionalização

                                         Previsibilidade do funcionamento                                                                  Imprevisibilidade do funcionamento

     

    Fonte: Prof.º Renato Lacerda do Gran

     

  • Para complementar e dar um pouco de contexto aos comentários dos colegas:

    Weber considerava a organização burocrática como sinônimo de excelência. Portanto, quando se fala das características da burocracia, devemos pensar nas "coisas boas", na ideia de que tudo funcionaria perfeitamente.

    Contudo, sabemos que não é assim na vida real. Foi isso o que Merton observou ao apontar as consequências indesejadas da burocracia, às quais denominou de "disfunções", ou seja, são as coisas ruins.

    Por conta disso, precisamos tomar cuidado para não confundir as disfunções com as características.

  • ESSA É BEM PEGADINHA HEIM.

    OLHA COMO ELAS INICIA.

    A INCORRETA

    A) A burocracia é uma organização que se caracteriza...

    B)A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações...

    C)A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia..

    DA burocraia aseia-se na separação entre propriedade e administração...

  • Gente, a questão quer as características, a B apresenta uma disfunção. É só isso mesmo rsrs...

    Na verdade todos conceitos estão certos.

  • Achei essa questão muito injusta, pois as disfunções são características negativas da burocracia.

  • As disfunções não são CARACTERISTICAS negativas???????????????????????

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria da burocracia. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que possui uma afirmativa incorreta.

    A - correta. A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão de trabalho, atendendo à racionalidade, isto é, adequando os meios aos objetivos a serem atingidos.

    B - incorreta. A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente comprovado por escrito pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, papelório.

    C - correta. A burocracia estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia, segundo o qual um cargo inferior deve estar sob o controle ou supervisão de um posto superior. Daí a necessidade da hierarquia de autoridade para definir as chefias nos vários escalões de autoridade.

    D - correta. A burocracia baseia-se na separação entre propriedade e administração. Os membros do grupo administrativo estão separados da propriedade dos meios de produção. O dirigente não é necessariamente o dono do negócio, mas um profissional especializado na sua administração.

    Explicando a alternativa "B" e o motivo da dúvida.

    Para melhor compreender, temos de voltar a uma importante informação dada no enunciado: "Sobre as características da burocracia".

    Veja bem, a banca faz uso de uma separação entre características, vantagens e desvantagens. A alternativa "B" apresenta o que chamamos de disfunções, ou seja, "defeitos" do modelo burocrático.

    Agora, sobre o que se chama de características da burocracia (excluindo-se a ideia de vantagens e desvantagens), temos, segundo Paludo (2020):

    • Caráter legal das normas: as normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o funcionamento padronizado das organizações.

    • Caráter formal das comunicações: a comunicação é realizada por escrito e exaustivamente, ao mesmo tempo em que os textos formais escritos asseguram a interpretação unívoca das comunicações, a forma exaustiva compreende todas as áreas da organização.

    • Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, o trabalho é dividido horizontalmente e de forma racional, buscando assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos. As tarefas de cada cargo são descritas de forma clara, precisa e exaustiva.

    • Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos. As chefias das áreas seguem uma escala em que a autoridade de cargo inferior obedece à autoridade de cargo superior.

    • Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de cargo é guiado por normas técnicas claras e exaustivas, a fim de obter os objetivos definidos pela organização.

    • Impessoalidade nas relações: nas organizações burocrática, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas acontece de forma impessoal. As pessoas são consideradas apenas pelos cargos que exercem, e os subordinados não obedecem a uma pessoa, mas ao ocupante do cargo.

    • Competência técnica e meritocrática: a contratação de pessoal segue critérios racionais de competência ou classificação em concurso, e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.

    • Especialização da administração: nas organizações burocráticas, existe uma distinção muita clara entre o público e o privado; entre a propriedade pública e a propriedade privada. Os dirigentes não são os donos do negócio, e o funcionário não pode se apossar do cargo, nem o ter como sua propriedade.

    • Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário da burocracia é um especialista, e administrar é sua profissão. Os funcionários burocratas são especialistas nas funções que exercem.

    • Previsibilidade de funcionamento: nas organizações burocráticas, as normas e regulamentos escritos e exaustivos antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades – o que assegura a completa previsibilidade do comportamento de seus membros.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: B

    Fonte:

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • Cai na pegadinha

    Características da Burocracia:

    ✔Caráter legal das normas e regulamentos

    ✔Caráter formal das comunicações

    ✔Caráter racional e divisão do trabalho

    ✔Impessoalidade nas relações

    ✔Hierarquia de autoridade

    ✔Rotinas e procedimentos padronizados

    ✔Competência técnica e meritocracia

    ✔Especialização da adm, separada da propriedade

    ✔Profissionalização dos Participantes

    Disfunções da Burocracia segundo Merton:

    -Internalização das regras

    -Resistência às mudanças

    -Categorização

    -Superconformidade

    -Exibição de autoridade

    -Excesso de papelório e de formalização

    -Despersonalização

    -Relacionamento com clientes não é muito bom devido a frieza do atendimento