SóProvas


ID
3066358
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Advogado carioca abandona cerveja e sedentarismo para
emagrecer 30 kg

     Um advogado carioca, de 32 anos, reavaliou o modo como vinha levando sua vida quando, depois de um fim de semana de muita cerveja e petiscos, teve dificuldade de abaixar a fim de amarrar o sapato por causa do excesso de peso. “Cheguei a um ponto em que pensei: ou assumo que vou ser obeso para o resto da vida ou paro agora e tento ganhar mais saúde e disposição”, conta.
      Ele escolheu a segunda opção. Como era totalmente sedentário, começou com caminhadas leves. Quando tentou correr pela primeira vez, não aguentou mais do que 20 segundos. Ao mesmo tempo, cortou a cerveja dos seus happy hours e passou a comer de forma saudável. Pouco mais de um ano depois do início da mudança, está 30 kg mais magro: o advogado de 1,72 m passou de 94 kg para 63,5 kg.
      Eliminar a cerveja não foi fácil, segundo o advogado. “No início foi bem difícil. Continuei saindo para os happy hours, mas não ingeria álcool. O pessoal me enchia o saco e tentava me tirar do plano de tudo quanto é jeito.” Foi preciso coragem para substituir a cerveja por um suco e os petiscos gordurosos por um lanche levado de casa, mas ele venceu as tentações. “A mudança na alimentação foi bem radical, parei completamente com tudo calórico”, diz.
      A segunda coisa de que ele mais gostava depois da cerveja, o chocolate, também não teve espaço na nova rotina, tampouco as massas. Hoje, toma “suco detox”, torrada e queijo minas no café da manhã, frutas nos lanches da manhã e da tarde, frango ou peixe grelhados com salada no almoço e omelete no jantar.
      Passar a praticar atividade física também não foi fácil. Ele começou devagar, com a ajuda de um profissional especializado em treinamento funcional. “Pouco tempo depois, gradativamente, fui correndo por 1 minuto a cada 4 minutos de andada. Com o tempo meu personal foi aumentando o tempo de corrida e diminuindo o de andar. Mais ou menos três meses depois, já estava correndo por 30 minutos ininterruptos”, conta. “É muito legal ver essa gradativa melhora e perceber que sempre conseguimos atingir nosso objetivo se tivermos foco e força de vontade.”
      Hoje, ele levanta às 5h30 para correr 40 minutos quatro vezes por semana. Além da corrida, cumpre um treinamento personalizado que inclui abdominal, flexão, barra e outros aparelhos ao ar livre da praia.
(www.g1.globo.com)

Em “a segunda coisa de que ele mais gostava”, a presença da preposição “de”:

Alternativas
Comentários
  • GAB.C

    QUEM GOSTA, GOSTA DE ALGO.

    -O VERBO GOSTAR É TRANSITIVO INDIRETO,OU SEJA ,EXIGE A PREPOSIÇÃO DE.

  • GABARITO: LETRA C

    → “a segunda coisa de que ele mais gostava”

    → a preposição "de" é uma exigência do verbo gostar (verbo transitivo indireto, exige um complemento preposicionado), quem gosta, gosta DE alguma coisa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Pronome "que" virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.

  • Quem gosta, gosta DE alguma coisa.

  • Complementando:

    Se há um nome ou verbo que peça preposição, esta deve vir obrigatoriamente antes do pronome relativo.

    Ademais, antes do pronome relativo "que", devemos usar preposição monossilábica ("a, com, de, em, por; exceto sem e sob"). Com preposições maiores (ou locuções prepositivas), usaremos os variáveis ("o qual, os quais, a qual, as quais").

    Exs.: Este é o livro de que gostamos (gostamos de). Este é o livro sobre o qual falamos (falamos sobre).

    Fonte: PDF Felipe Luccas Estratégia

  • bem fácil