-
A Ferrovia Norte-Sul (EF-151) é uma ferrovia longitudinal brasileira, em , projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do país. Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas. Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 quilômetros e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conectando os extremos do país.
-
Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas. Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 quilômetros e cortará os estados de , , , , , , , , e , conectando os extremos do país.
-
GABARITO C
Quanto ao histórico da Ferrovia Norte-Sul, desde 1985, no Governo do Presidente José Sarney, a ideia bá- sica era construir uma ferrovia ligando os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.
FONTE.: APCON
-
Valeu Juliana
-
EU MARQUEI LETRA C
-
Gabarito: Letra ( C ) Goiás e Maranhão.
O projeto da Ferrovia Norte-Sul começou a ser discutido em , durante o governo do presidente , com um traçado inicial que previa a extensão de aproximadamente 1.550 km, entre (MA) e (GO).