- ID
- 1560250
- Banca
- IMA
- Órgão
- Prefeitura de Canavieira - PI
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- História e Geografia de Estados e Municípios
- Assuntos
A religião do estado do Piauí é predominantemente:
A religião do estado do Piauí é predominantemente:
A respeito das bases históricas da formação do território piauiense, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca dos principais rios, lagoas, açudes e lagos do estado do Piauí, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as características gerais e aspectos geográficos do estado do Piauí, indique a alternativa INCORRETA.
Acerca da história da bandeira do estado do Piauí e seu significado, indique a alternativa INCORRETA.
Observe os itens a seguir relacionados ao Morro do Gritador,
ponto turístico do estado do Piauí.
I. Consiste em um paredão íngreme com quase 300
(trezentos) metros de altura, que proporciona um visual
espetacular de todo o verde que circunda a extensa região de
matas do município.
II. É um dos belos atrativos da cidade serrana de Pedro II, a
300 km de Teresina.
III. Em função das fortes rajadas de vento que se impactam
no paredão e se elevam ao topo, dizem que pequenos objetos
jogados ao leu retornam às mãos de quem os jogou.
IV. Pedro II fica a 720 metros de altitude, o que lhe empresta
um clima permanentemente agradável, especialmente nos
meses de junho a agosto. No mês de julho, a cidade recebe o
Festival de Inverno – uma época excelente para visitação ao
Morro do Gritador.
É verdadeiro o que se afirma em:
São danças populares predominantes da Região Nordeste, EXCETO:
Sobre o município de Curralinhos, assinale a alternativa incorreta:
Pau D´Arco do Piauí limita-se territorialmente com os seguintes municípios, EXCETO:
Angical do Piauí foi desmembrado do município de:
O município de Angical do Piauí limita-se territorialmente com os seguintes municípios, EXCETO:
O município de Bertolínia-PI pertence ao Território de Desenvolvimento denominado:
O município de Bertolínia-PI limita-se territorialmente com os seguintes municípios, EXCETO:
Julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F), acerca do município de Passagem Franca do Piauí:
( ) O rio Parnaíba e o rio Berlengas constituem importantes recursos hídricos do município.
( ) O município pertence ao Território de Desenvolvimento denominado Entre Rios.
( ) A principal rodovia federal de acesso ao município é a BR-316.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Observe os itens a seguir relacionados ao Morro do Gritador, ponto turístico do estado do Piauí.
I. Consiste em um paredão íngreme com quase 300 (trezentos) metros de altura, que proporciona um visual espetacular de todo o verde que circunda a extensa região de matas do município.
II. É um dos belos atrativos da cidade serrana de Pedro II, a 300 km de Teresina.
III. Em função das fortes rajadas de vento que se impactam no paredão e se elevam ao topo, dizem que pequenos objetos jogados ao leu retornam às mãos de quem os jogou.
IV. Pedro II fica a 720 metros de altitude, o que lhe empresta um clima permanentemente agradável, especialmente nos meses de junho a agosto. No mês de julho, a cidade recebe o Festival de Inverno – uma época excelente para visitação ao Morro do Gritador.
É verdadeiro o que se afirma em:
Sobre a capitania do Piauí, analise as afirmações a seguir.
I. Subordinada ao Estado do Maranhão foi criada no século XVIII por um alvará de D. João V, porém, foi executado o ato que a tornava juridicamente independente, sob a ordem de D. José I. A independência da capitania iniciou - se motivada pelo desejo de separação dos posseiros da região devido aos conflitos de domínio de terras com os sesmeiros baianos, o que causou o seu desmembramento da Capitania da Bahia, passando à jurisdição do Estado do Maranhão, em 1715, sob o aspecto temporal.
II. O Piauí foi povoado de maneira diversa das demais Capitanias: seu solo é conquistado partindo-se do interior (do Rio São Francisco) para o litoral. Foi no vale do rio Canindé que Domingos Afonso Sertão, considerado como o descobridor destes sertões, funda várias fazendas de gado, sendo a mais importante, a da aldeia do Cabrobó, que em 1712 é elevada à condição de vila, recebendo o nome de Mocha, sendo instalada somente em 1717, ocasião em que o governador do Maranhão envia muitas famílias para nova povoação, inclusive um magote de 300 degredados, com a finalidade de promover o seu desenvolvimento.
III. Um fator importante que caracterizou a colonização piauiense foi a implantação dos currais de criação de gado. De acordo com T. Brandão (1999), os currais foram o motor da colonização, pois a terra era propícia para a criação, a atividade não necessitava de grandes investimentos como na produção do açúcar e fazia-se desnecessário empregar uma grande quantidade de trabalhadores como nos engenhos de açúcar.
IV. Os vaqueiros ocupavam uma posição fundamental naquela sociedade. Eles lideravam a organização dos grandes rebanhos de gado, além de cuidarem das propriedades. Eram os homens de confiança dos grandes proprietários. A forma de pagamentos era através de um contrato de quarta, ou seja, de tudo que era produzido nas fazendas o vaqueiro tinha direito a receber a quarta parte. Esse era um cargo cobiçado por muitos homens.
Entre as assertivas anteriores, podem-se considerar como CORRETAS.
A região onde atualmente está situado o estado do Piauí era povoada por índios de diferentes tribos. Sobre este tema, analise as afirmações a seguir:
I. Apesar das inúmeras expedições terem sido enviadas com o objetivo de ocupar a região, somente na segunda metade do século XVII a colonização foi efetivada. Colonos que vieram da Bahia instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado que logo se tornou vila com o nome de Mocha e, quando se transformou em cidade, passou a ter o nome de Oeiras.
II. O Piauí tornou-se uma capitania, quando já tinha mais de dez vilas e centenas de fazendas de gado. A luta pela independência durou até 1823. Outro movimento que agitou o Piauí foi a Balaiada, insurreição de cunho popular.
III. A partir de 1862, Teresina passou a ser a capital do estado, substituindo a cidade de Parnaíba. Após a proclamação da república, a política da região se estabilizou. O desenvolvimento socioeconômico do estado ocorreu de forma bastante acelerado, em comparação com os estados vizinhos.
Das assertivas apresentadas.
Indicar o segundo arcebispo de Teresina, destacado mediador político local, no período da ditadura civil-militar brasileira. Durante sua administração apostólica fundou Ação Social Arquidiocesana-ASA, a Faculdade Católica de Filosofia e a Rádio Pioneira de Teresina.
Indicar o poeta, letrista e cineasta piauiense, ativista
cultural, que participou da Tropicália, movimento da
contracultura, que perpassou o período da ditadura
civil-militar brasileira.
Assinale a alternativa correta.
Numa análise da atuação política do Partido dos Trabalhadores nos leva a admitir que, no Estado do Piauí, esse partido:
putz tem que saber muito mais sobre biologia do que conh. regionais pra resolver essas questoes kkk
Aguapés " mato ou planta típica"- alerta de poluição do rio por materiais orgânicos em sua baixa vazão em períodos mais secos.
GABARITO LETRA A
pela poluição do rio por materiais orgânicos que se concentram por conta da sua baixa vazão no período de baixa pluviosidade.
O que acontece no rio poty é chamado de eutrofização artificial, que é causado pelo derramamento de matéria orgânica no rio
Resposta letra A
“O Piauí bateu recorde na expansão da geração de energia elétrica brasileira no primeiro trimestre de 2021, de acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Piauí ocupa o primeiro lugar entre os três primeiros colocados que ajudaram a expandir a matriz elétrica brasileira [...]”
Fonte: PIAUÍ. Piauí bate recorde na expansão de energia renovável. 25 de maio de 2021. Disponível em: https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-bate-recorde-na-expansao-de-energia-renovavel/
Quanto às fontes de energias renováveis em expansão no Piauí, é CORRETO afirmar:
Nos últimos anos, o Piauí tem sido apontado como uma nova fronteira da mineração no Brasil, considerando-se suas imensas reservas de determinados minerais metálicos e não metálicos, e mesmo levando-se em conta o número de alvarás de pesquisa e concessões de lavra.
Sobre os recursos minerais existentes no Piauí e a recente expansão da exploração mineral no estado, é INCORRETO afirmar:
O SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, instituído pelo Governo Federal no ano 2000, estabeleceu critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação no Brasil. A partir de então, as Unidades Conservação passaram a ser classificadas em dois grupo: as Unidades de Uso sustentável e as Unidades de Proteção Integral, grupo este composto por estações ecológicas, reservas biológicas, monumentos naturais, refúgios da vida silvestre e parques nacionais, como é o caso do Parque Nacional da Serra da Capivara, que abrange áreas dos municípios piauienses de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti.
Assinale a alternativa em que constam Unidades de Conservação que abrangem áreas do Estado do Piauí:
Atualmente, o território do Piauí é constituído por 224 municípios, ocupando uma área de 251.755,485 km², segundo dados do IBGE (2021). Para fins de planejamento governamental, os municípios do estado foram agrupados em Território de Desenvolvimento.
Sobre a regionalização do estado do Piauí em
Territórios de Desenvolvimento, é
INCORRETO afirmar que
“A bacia do rio Parnaíba está localizada na região Nordeste e possui uma área de drenagem de aproximadamente 331.000 km² dos quais aproximadamente 75% correspondem a áreas do estado do Piauí, 20% do Maranhão e 5% do Ceará. [...] Seus principais afluentes pela margem direita são os rios Longá, Poti, Canindé e Gurguéia, e pela margem esquerda, com expressiva contribuição hídrica, o rio das Balsas, único grande afluente da porção maranhense da bacia”
Fonte: CPRM. Relatório situacional dos recursos hídricos superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Teresina: CPRM, 2017. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/sace/boletins/Parnaiba/201 71116_10-20171116%20-%20103332.pdf
Sobre o rio Parnaíba, é INCORRETO
afirmar que