O Aeroporto Internacional de Palmas, é considerado pela Infraero estratégico para a movimentação de cargas e passageiros em todo o Brasil, por estar localizado no ponto mais central do País.
O aeroporto complementa a plataforma multimodal de transporte na região, integrando-se aos sistemas ferroviário, rodoviário e fluvial e contribuindo para a formação de um eixo de desenvolvimento da Região Norte do País.
Um dos mais modernos aeroportos de médio porte em operação no Brasil, tem capacidade para 370 mil passageiros/ano e seu movimento vem aumentando a uma média de 28% ao ano. O terminal de passageiros, com área construída de 12,3 mil metros quadrados, é o primeiro de um aeroporto de médio porte inserido no conceito de "aeroshopping".
A área total, de 23,7 milhões de metros, uma das maiores do País, possibilitará sua ampliação, quando necessária, incluindo a construção de uma segunda pista. Além disso, está prevista, dentro desse espaço, a construção de hotéis e estruturas de lazer, já que o aeroporto está localizado próximo ao lago formado pela Usina de Lajeado.