SóProvas


ID
3066814
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1. A ideia do triunfo da democracia ficou associada à obra de Francis Fukuyama. Em controverso ensaio publicado nos anos 1980, Fukuyama afirmava que o encerramento da Guerra Fria levaria à “universalização da democracia liberal ocidental como forma definitiva de governo humano”. O triunfo da democracia, proclamou numa frase que veio a condensar o otimismo de 1989, marcaria o “fim da história”.

2. Muitos criticaram Fukuyama por sua suposta ingenuidade. Alguns alegavam que a democracia liberal estava longe de ser implementada em larga escala, porquanto muitos países se mostrariam resistentes a essa ideia importada do Ocidente. Outros afirmavam que era cedo para prever que tipo de avanço a engenhosidade humana seria capaz de conceber: talvez a democracia liberal fosse apenas o prelúdio de outras formas de governo, mais justas e esclarecidas.

3. A despeito das críticas sofridas, o pressuposto fundamental de Fukuyama se revelou de enorme influência. A maioria dos cientistas políticos acreditava que a democracia liberal permaneceria inabalável em certos redutos, ainda que o sistema não triunfasse no mundo todo. Na verdade, a maior parte dos cientistas políticos, embora evitando fazer grandes generalizações sobre o fim da história, chegou mais ou menos à mesma conclusão de Fukuyama.

4. Impressionados com a estabilidade das democracias ricas, cientistas políticos começaram a conceber a história do pós-guerra como um processo de consolidação democrática. Para sustentar uma democracia duradoura, o país devia atingir níveis altos de riqueza e educação. Tinha de construir uma sociedade civil forte e assegurar a neutralidade de instituições de Estado fundamentais. Todos esses objetivos frequentemente se revelaram fugidios. Mas a recompensa que acenava no horizonte era tão valiosa quanto perene. A consolidação democrática, segundo essa visão, era uma via de mão única.

(Adaptado de: MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia. Trad. Cássio de Arantes Leite e Débora Landsberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital.) 

Quanto à pontuação e ao emprego de crase, está plenamente correta a frase que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O fim da Guerra Fria traria como forma definitiva de governo, à universalização da democracia liberal ocidental. >>> traria alguma coisa (somente artigo definido "a" presente → a universalização), além disso faltou uma vírgula na intercalação.

    B) Atrelada às necessidades de construir uma sociedade civil forte, havia a necessidade de assegurar a neutralidade de instituições de Estado fundamentais. → correto, atrelada a alguma coisa (preposição) + artigo definido "as": às necessidades.

    C) O sistema político se estabilizava, à medida que, um país passava a ser rico e, ao mesmo tempo, democrático. >>> à medida que um país (a vírgula não deveria estar presente).

    D) Cientistas políticos, impressionados com à estabilidade sem paralelo das democracias ricas viram no pós-guerra um período de consolidação democrática. >>> impressionado com alguma coisa (a preposição "com" deve estar presente, logo não há termo que exija a preposição "a" para se formar a crase).

    E) A controversa obra de Francis Fukuyama associou-se, no pensamento político, à ideais do triunfo da democracia. >>> associou-se a alguma coisa (preposição), porém o substantivo "ideias" está no plural, logo o correto seria: às ideias (preposição + artigo definido "as").

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na última alternativa o correto seria "aos ideais". A palavra é ideiais e não ideias como afirmou o colega.

  • Marquei E percebi o erro de concordância, mas o enunciado cobrou apena pontuação e crase.

  • Qual o erro da C em relação a crase ?

  • A vaga é minha, o erro da alternativa C não está na crase, mas sim na pontuação

    O sistema político se estabilizava, à medida que, um país passava a ser rico e, ao mesmo tempo, democrático.

    O sistema político se estabilizava à medida que um país passava a ser rico e, ao mesmo tempo, democrático.

  • Questão de crase e cobraram outra coisa :/

  • Questão de crase e cobraram outra coisa :/

  • A questão cobrou pontuação e crase (acentuação), não confundam.

  • GABARITO: LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

  • só corrigindo que não é ideia e sim ideais que é palavra masculina e por este motivo ́é que não leva crase.

  • Marquei C logo, quando vi à medida que....