SóProvas


ID
3066952
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne aos níveis fundamentais da cultura organizacional, ordinariamente apontados pela doutrina, tem-se que os valores representam

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

    Segundo Ribas (2013), a cultura organizacional apresenta três níveis:

    Artefatos observáveis: Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representa dos pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    Valores: Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documenta das de uma cultura, etc.

    Pressupostos básicos: Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais pro fundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

  • Gabarito “B”.

    Níveis da Cultura Organizacional - são conhecidos como o Iceberg da cultura organizacional.

     1°- Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.

    2°- Valores: Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura. Enraizados; são justificativas para o comportamento.

    3°- Pressuposições Básicas: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

  • Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação:

    §  Artefatos: fazem parte do primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São compostos por produtos, serviços e padrões de comportamentos dos membros de uma organização. Ex: os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas e as cerimonias anuais. [formais/abertos fácil percepção]

    §  Valores compartilhados: são os valores relevantes. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Segundo nível da cultura, intermediário. Ex: filosofias, estratégias e objetivos. [informais/fechados de  difícil percepção]

    §  Pressuposições básicas: são as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam. Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. [informais/fechados de  difícil percepção]

  • Níveis da Cultura Organizacional

    > Artefatos = Camada mais Superficial e Visível (Tecnologia, prédios, produtos, serviços, vestimentas, marcas)

    > Valores = Camada Intermediária, nem sempre é possível visualizá-los (Normas, ideologias, filosofias)

    > Pressupostos básicos = Camada mais Profunda e geralmente não é possível a observação (Crenças inconscientes, percepções, sentimentos)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Cultura Organizacional, sendo mais especificamente cobrados os Valores.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A Cultura organizacional pode ser entendida como o jeito cotidiano que se executa e pensa as ações do dia a dia e que são comungadas por todos os empregados. Chiavenato afirma que “Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização". (Chiavenato, 2018, p. 333).

    Analisando a citação de Chiavenato, entendemos que Valores constituem um dos elementos da Cultura organizacional. Segundo Ribas (2015), valores “tratam-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência etc". (Ribas, 2015, p. 433).


    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Errado, pois Artefatos observáveis são um dos três níveis da teoria de Shein sobre Cultura Organizacional, sendo os outros dois os Valores e os Pressupostos Básicos. Deste modo, o item está correto em dizer que os Artefatos Observáveis constituem os aspectos mais visíveis da cultura, entretanto, dizer que são o mesmo que Valores desqualifica o item.


    B) Correto, pois o item explica corretamente o nível intermediário da teoria de Shein sobre Cultura Organizacional. Esta teoria é mais conhecida pela sua representação com um iceberg da cultura organizacional. Os níveis dessa teoria são: Artefatos Observáveis, Valores e Pressupostos Básicos. Para esta teoria os Artefatos são a camada mais superficial e visível, já os Valores são a camada intermediária e os Pressupostos básicos são a camada mais profunda da cultura.


    C) Errado, pois Valores não são os Pressupostos Básicos da cultura, sendo que os dois constituem níveis da cultura organizacional na teoria de Shein. O item traz uma afirmação em si verdadeira, dado que Pressupostos Básicos da cultura são situados em seu nível mais profundo, entretanto, dizer que Valores são Pressupostos Básicos desqualifica a questão.

    D) Errado, pois a palavra exógena quer dizer algo devido a causas externas ou que provém do exterior. Deste modo, o item afirma que os aspectos externos da cultura são vislumbrados apenas por agentes externos, sendo que essa afirmação desqualifica o item por restrição, dado que os aspectos externos são visíveis não apenas pelos agentes externos. 


    E) Errado, pois os Ritos de Confirmação são elementos da Cultura Organizacional, não se confundindo com Valores, que são outro elemento dessa mesma teoria. Segundo Ribas (2015), “Rito é relativamente elaborado, dramático; conjunto de atividades planejadas que consolidam várias formas de expressões culturais em um só evento, executado por meio das interações sociais, geralmente para o benefício de uma audiência".

     Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.


    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • Gabarito letra B

    --- > Artefatos: Superficial, visível e tangível.

    > Estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de decifras e de mudar)

    --- > Valores compartilhados: invisível.

    > filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas)

    --- > Pressuposições básicas (pressupostos): Profunda, invisível, intangível.

    > Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações)

  • Gabarito: B

    Valores compartilhados: segunda camada, exercem funções essenciais no quadro funcional da organização, pode representar um intenso mecanismo de motivação para as pessoas (crenças).