SóProvas


ID
3069775
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A relação entre as políticas sociais, a questão social e o exercício profissional do Assistente Social foi abordada por Gonçalves e Damasceno (2016), reconhecendo o Serviço Social no bojo das transformações sócio-históricas. Ao tratar do aprimoramento do fazer profissional, destacam

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → mesmo não conhecendo a dita referência, resolvemos por eliminação:

    A) a relevância da articulação com os movimentos sociais e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual. Expressam, ainda, a necessidade do aprimoramento e constante formação do profissional no seu exercício com vistas a alcançar presteza no trabalho junto aos usuários. → correto.

    B) que o Assistente Social deve estar concatenado aos seus ideários pessoais forjados na formação moral e ética, construída ao longo de sua história. Pode-se adensar a esse aspecto de ordem pessoal as constantes transformações conjunturais da sociedade. → o Assistente Social não deve estar vinculado à subjetividade, pelo contrário, deve estar DESVINCULADO a isso.

    C) que o processo de renovação da prática e da teoria não se vincula nem se materializa a partir da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos e da lei de regulamentação da profissão, na medida em que há um espraiamento de saberes que complementam a formação acadêmica e intelectual. → incorreto, visto que se vincula e se materializa a partir da reformulação e constante renovação das diretrizes curriculares.

    D) a aptidão do Assistente Social para dar respostas aos desafios postos pelas demandas, que mesclam os ideários neoliberais em vigor na sociedade moderna e os limites postos pelo lugar que ocupam na estrutura institucional. Isso porque tanto as políticas sociais como a questão social são produtos exclusivos do modelo neoliberal. → ao contrário, repudiamos esses ideários neoliberais.

    E) que as demandas profissionais contemporâneas já não podem ser consideradas para a análise das consequências da exploração do trabalho, pois a nova questão social aponta novos desafios que podem ser respondidos com uma análise da conjuntura atual, sendo que os velhos paradigmas analíticos estão desatualizados. → elas TÊM que ser consideradas, sendo um ponto essencial ao cotidiano de trabalho do profissional.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  •  que as demandas profissionais contemporâneas já não podem ser consideradas para a análise das consequências da exploração do trabalho, pois a nova questão social aponta novos desafios que podem ser respondidos com uma análise da conjuntura atual, sendo que os velhos paradigmas analíticos estão desatualizados.

    "a nova questão social" no que eu tenho de conhecimento, não existe nova questão social. Gostaria que alguém com mais conhecimento falasse sobre o assunto.