GABARITO: LETRA B
A) iniciar apresentando o lugar institucional e de poder decisório que o profissional ocupa na instituição, de modo a demostrar ao usuário a necessidade de só se pautar pela verdade e sinceridade. → incorreto, Assistente Social não é juiz, não devemos coibir o usuário a dizer uma "verdade", devemos deixá-lo livre.
B) definir objetivos e finalidades e apresentá-los ao sujeito entrevistado, além de inicialmente munir-se das informações referentes aos antecedentes da situação a ser estudada, para obter elementos que possibilitem o avanço do diálogo. → correto.
C) iniciar sempre solicitando, ao usuário, que repita os dados já informados e registrados anteriormente nos prontuários, a fim de confrontar as informações que compõem o caso, pois a convergência das informações garante êxito na condução do atendimento. → não deve haver essa necessidade de solicitação, deve ser um processo constante e rotineiro a ser realizado.
D) desconsiderar os fatores relacionados à cultura e história devida, em casos que envolvam disputas judiciais, para que esse contexto imaterial e ideológico não prejudique as decisões no campo legal. → esses fatores devem ser considerados, visto que são primordiais para uma atuação de qualidade.
E) explorar todas as informações pessoais, se e quando for o caso de ampliar a garantia de direitos, é permitido, ao Assistente Social, ultrapassar o limite tênue da invasão da privacidade. → a conjunção subordinativa condicional "se" expressa uma condição, não deve ter nenhuma condição, deve ser um processo básico e sempre feito.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
A Entrevista permite a coleta de dados e a viabilização de direitos, além de ser fundamental para o Assistente Social conhecer a realidade daquelas pessoas que precisam de um benefício ou serviço.
A Entrevista possui quatro passos:
1- Fazer um Planejamento
2- Traçar objetivos e finalidades
3- Execução da Entrevista: leva a transformação da realidade
4- Registro da Entrevista
Fonte: Profª Tiana Borba no curso completo de Serviço Social da editora Rômulo Passos