GABARITO: LETRA A
A) do crescente desemprego estrutural, com trabalhadores em condições de trabalho precárias, insatisfeitos, subjugados pela maior valorização do capital em detrimento do humano, e da revolução tecnológica, na qual homens e mulheres vêm lidando com tensões para se adaptarem a esses novos tempos, com a fragilização dos direitos trabalhistas em alguns países, incluindo o Brasil. → correto, apresenta essa ferrenha configuração do mundo trabalho, a qual subjuga o indivíduo.
B) de um modelo de produção que garante, ao trabalhador, a posse do produto quando lhe permite conhecer e reconhecer todo o processo de elaboração do trabalho. O produto assume valor inferior ao ser humano, sendo ele próprio transformado objetiva e subjetivamente ao ter sua força de trabalho avaliada. → de forma alguma, o trabalhador nunca teve o direito à posse de seu produto, esse fica vinculado ao dono da empresa.
C) do processo de tecnificação no qual o trabalhador supera sua condição de alienação, retomando sua compreensão do mundo e sua consciência de copartícipe do processo de trabalho, entendendo-se associado das empresas, pois o novo modelo de garantias trabalhistas permitiu que partilhasse dos lucros contabilizados pelas empresas. → infelizmente não há uma superação dessa condição de alienação.
D) de um processo mais integrado de convívio entre empresas e famílias dos trabalhadores, dando-lhes mais conforto e autonomia, na medida em que as contratações flexibilizadas lhes permitem definir horas trabalhadas e turnos alternativos. Desse modo, pode-se dizer que atualmente supera-se a sociedade salarial. → não há qualquer autonomia, o trabalhador vê o seu tempo atrelado à empresa.
E) da automação do trabalho no campo e, ao mesmo tempo, das mudanças na estrutura do setor terciário que, nos últimos 20 anos, tem diminuído, sobretudo, nos grandes centros. Tais alterações exigiram novos pactos trabalhistas, garantindo às mulheres melhores salários. → as mudanças têm aumentado constantemente.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺