SóProvas


ID
3070342
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida com correção e clareza é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Em sua carreira, Welles envolveu-se na produção de seus filmes, mas muitos de seus projetos, comprovando a dificuldade da empreitada, permaneceu inacabado. → temos um sujeito no plural, logo overbo deveria ir ao plural: Muitos de seus projetos permaneceram.

    B) Embora tenha dirigido apenas 27 filmes, sua obra compõe 113, onde atuou como ator, roteirista e produtor, Orson Welles inspirou muitos a se tornarem diretores de cinema. → o uso do pronome "onde" está inadequado, visto que não é um lugar que está sendo retomado, logo o correto seria o suo de "em que".

    C) Considerada uma obra-prima de forma unanime pelos especialistas, o filme ''Cidadão Kane'', dirigido por Welles, revolucionou as técnicas de filmagem, sendo um dos grandes filmes já realizado. → o correto seria "unânime" com acento circunflexo.

    D) Welles dirigiu, aos 25 anos, o filme Cidadão Kane, em que expõe, por meio da vida de um magnata das mídias, certos mecanismos de poder na era moderna. → correto.

    E) Welles fundou, uma companhia de teatro independente, no qual se exibiu vários projetos, como ''Julio Cesar'', que Welles escreveu o roteiro e ambientou a história na Itália fascista. → o udo da vírgula está inadequado, visto que não se separa o complemento de seu verbo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Complementando o colega Arthur, a letra C possui mais um erro: O certo seria CONSIDERADO já que retoma o termo O FILME.

    Ficaria assim: O filme Cidadão Kane, CONSIDERADO uma obra-prima...

  • outro erro na C

    Considerada uma obra-prima de forma unanime pelos especialistas, o filme ''Cidadão Kane'', dirigido por Welles, revolucionou as técnicas de filmagem, sendo um dos grandes filmes já realizado. ( um dos grandes filmes que já foram realizados . O que está oculto por oração reduzida de particípio)

    A expressão "um dos que", embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso verbo no plural, para concordar com a palavra que antecede o pronome relativo “que”.

    Por Exemplo:

    Ademir da Guia foi um dos jogadores que mais encantaram os poetas.

    Se você é um dos que admiram o escritor, certamente lerá seu novo romance.