-
GABARITO: LETRA A
→ Deve-se planejar o evento antecipadamente para evitar surpresas inesperadas de última hora.
→ temos um pleonasmo vicioso com três ideias que poderiam ser resumidas em somente uma, logo há uma repetição desnecessária na frase: uma surpresa já é inesperada e também ocorre em última hora; o correto seria usar somente "surpresa", os outros termos são dispensáveis.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
O pleonasmo é uma figura de linguagem que caracteriza-se, basicamente, pelo emprego de palavras que produzem redundância. Ele pode ser dois tipos: literário ou vicioso.
Pleonasmo literário – O pleonasmo literário consiste no uso de palavras redundantes com o objetivo de enfatizar o que está sendo dito. É chamado de literário porque é frequentemente empregado por escritores, poetas e compositores como recurso estilístico.
Pleonasmo vicioso – Também chamado de perissologia. Acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem nenhuma função, já que o sentido completo da mensagem já foi expresso por outras palavras que vieram antes. Como o próprio nome indica, o pleonasmo vicioso é um vício de linguagem.
-
surpresas inesperadas rsrssrssrs
-
GABARITO: LETRA A
Pleonasmo vicioso
O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos:
Entrar para dentro.
Sair para fora.
A brisa matinal da manhã.
É preciso repetir de novo.
Foi dividido em duas metades iguais.
Encare seus problemas de frente.
FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR
-
Já marquei a letra A ao ler essa relação : Deve-se planejar o evento antecipadamente
porque todo planejamento é anterior à ação, então não poderia ser senão antecipado
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito da orientação do Manual de Redação Oficial do Estado do Piauí com relação ao uso de pleonasmo. A orientação apresentada por tal manual afirma que o pleonasmo
"Indica redundância de expressão, ou seja, repetição de uma mesma ideia, mediante palavras diferentes. Quando a repetição de ideia não traz nenhuma energia à expressão, o pleonasmo passa a ser vício, devendo, nesse caso, ser evitado."
Desse modo, a interpretação que podemos fazer da orientação, mesmo com o uso de uma expressão figurada (nenhuma energia à expressão), é que o pleonasmo só deve ser utilizado para apresentar uma ideia diferente, para agregar ao texto. Quando isto não ocorre deve ser evitado, pois trata-se de pleonasmo vicioso, que é vício de linguagem.
Nesse sentido, identificamos que o pleonasmo vicioso ocorre na construção "Deve-se planejar o evento antecipadamente para evitar surpresas inesperadas de última hora" - letra A - devido à relação entre as palavras "planejar" e "antecipadamente" e "surpresa", "inesperada" e "última hora". Sobre a primeira, é sabido que todo planejamento é feito antes de qualquer ação. Referente à segunda, se é uma surpresa é algo inesperado e, consequentemente, ocorre de última hora. Sendo assim, a construção correta é "Deve-se planejar o evento para evitar surpresas", ou ainda as opções apresentadas nas letras B, C, D e E.
Gabarito: Letra A
-
Gabarito: A
-
Planejar antecipadamente