Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a importância que os estoques têm nas organizações. Neste caso, devemos marcar a alternativa que responde corretamente ao que foi descrito no enunciado.
Antes de apontar a alternativa correta, vejamos alguns pontos sobre o assunto, certo?
Em que consiste um estoque? Bem, podemos entender da seguinte forma:
- É a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação.
- É o somatório de materiais armazenados em uma organização que permanecem reservados para uso oportuno.
Ou ainda:
- É toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessárias às atividades organizacionais.
"Tá, Reinaldo, mas além disso, para quê mesmo servem os estoques de materiais?".
Vamos lá!
Podemos organizar os motivos que justificam os estoques assim:
- Os estoques podem proteger as organizações de oscilações de demanda, pois uma vez adquirido, a mercadoria passa a ser independente das flutuações de demanda.
- Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado, porque após adquiridas, a mercadoria torna-se independente das flutuações de mercado.
- Estoques configuram uma oportunidade de investimento. Isso pode acontecer quando a taxa de aumento do valor financeiro do estoque for superior à taxa de aplicação em outros ativos que podem ser obtidos no mercado.
- Estoques podem proteger de atrasos.
- Grandes estoques podem implicar em economia de escala. A aquisição de itens de material em maiores quantidades geralmente implica em preços mais baixos.
Tendo os pontos acima como referência, podemos concordar que se uma organização não quer correr o risco de ficar sem materiais no seus estoque e, desse modo, fique impossibilitada de atender à demanda, é preciso aumentar o nível de estoque.
Logo, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.