SóProvas


ID
3071053
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise o caso clínico a seguir.

Criança do sexo feminino, 6 anos de idade, apresentando constipação intestinal, é encaminhada ao ambulatório de nutrição para avaliação e orientações. À avaliação antropométrica, apresenta índice IMC/idade > escore z +2 e ≤ escore z +3. Exames bioquímicos: colesterol total = 175 mg/dL (VR < 170 mg/dL) e triglicérides = 90 mg/dL (VR < 75 mg/dL). A alimentação habitual da criança é composta por: café da manhã com leite integral e achocolatado; não realiza o lanche da manhã; almoço contendo arroz todos os dias, feijão duas vezes na semana, diariamente um tipo de legume ou verdura, uma porção de carne, ingestão de 1 copo de suco de frutas industrializado e um tipo sobremesa (chocolate, pudim ou doce de leite); lanche da escola é o comprado na cantina (salgado tipo coxinha, empada, pastel frito ou pão de queijo e refresco artificial); jantar é substituído por lanche composto por pães ou massas e refrigerante. Consumo médio de uma fruta por dia.
Considerando essas informações, assinale a alternativa que condiz com a melhor conduta e orientação nutricional para essa criança.

Alternativas
Comentários
  • Orientar o aumento do consumo de frutas e verduras, substituir a sobremesa do almoço por fruta, estimular a ingestão de água e substituir refrigerante, suco industrializado e refresco por suco natural. Realizar plano dietético que vise à manutenção do peso corporal, que será corrigido à medida que houver incremento na estatura.

  • Por que a suplementação de fibra insolúvel está errada, uma vez que o paciente está constipado?

  • Eu acredito que a suplementação de fibra seja desnecessária quando se corrige a dieta da criança, logo com a dieta corrigida ela vai conseguir a quantidade de fibra diária sem precisar de suplemento.