SóProvas


ID
3071338
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A teoria da “mão invisível” foi amplamente questionada em um dos períodos mais difíceis da história do capitalismo: a Crise de 1929. Nessa época, o mundo inteiro se interrogou a respeito da eficiência do capitalismo. Após a crise, uma coisa ficou certa: a “mão invisível”, ou seja, os supostos mecanismos autorreguladores do capitalismo não eram suficientes para manter a economia nos trilhos. Oferecendo uma saída para a crise vivenciada, um economista postulou uma teoria que rompia totalmente com a ideia liberalista do “deixai fazer”, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário. O modelo do Estado intervencionista foi adotado por muitos países após o fim da Segunda Guerra Mundial, já que a interferência estatal parecia essencial para a recuperação do mundo no pós-guerra.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br. Adaptado. Acesso em 19.11.2018.

O modelo adotado, ao qual o texto faz referência com significativa interferência estatal foi:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A teoria da “mão invisível” foi amplamente questionada em um dos períodos mais difíceis da história do capitalismo: a Crise de 29. Nessa época, o mundo inteiro se interrogou a respeito da eficiência do capitalismo. Após a crise, uma coisa ficou certa: a “mão invisível”, ou seja, os supostos mecanismos autorreguladores do capitalismo não eram suficientes para manter a economia nos trilhos.

    Oferecendo uma saída para a crise vivenciada, John Maynard Keynes (KEYNESIANISMO), em 1926, postulou uma teoria que rompia totalmente com a ideia liberalista do “deixai fazer”, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário. O modelo do Estado intervencionista (Welfare State) foi adotado por muitos países após o fim da Segunda Guerra Mundial, já que a interferência estatal parecia essencial para a recuperação do mundo no pós-guerra.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Tanto que regimes totalitários utilizaram desse meio,o resultado foi uma grande eficácia de seus países.Letra C

  • Após a crise de 1929, ganhou espaço a chamada política econômica keynesiana, que defendia uma maior intervenção estatal, contra uma política econômica mais liberal.

    Para Keynes, para superar o desemprego causado pela grande depressão de 1929, as principais medidas deveriam ter sido a atuação do Estado como regulador das atividades econômicas, combinando a manutenção dos instrumentos de produção e propriedades privadas com a regulamentação do lucro e do investimento.

    Resposta: C