SóProvas


ID
3077362
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Através do ato de 1845, a Inglaterra se concedia o direito de capturar navios destinados ao tráfico negreiro, aprisionar sua tripulação e julgá-la segundo as leis do almirantado inglês (código que regulava a navegação marítima).
(In: Roberson Oliveira. História do Brasil. São Paulo, FTD, p. 156)

O texto se refere

Alternativas
Comentários
  • Gabarito e.

    Slave Trade Suppression Act ou Aberdeen Act, mais conhecido no  como Bill Aberdeen, foi um ato do , promulgado em  de , que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no .

    wikipedia

  • Fim do tráfico mundial negreiro -> Bill Aberdeen (1845)

    Fim do tráfico brasileiro negreiro ->Lei Eusébio de Queiroz (1850)

  • Gab. E

    Lei Bill Aberdeen refere-se a uma lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845 e que concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros (navios que transportavam escravos capturados no continente africano), que realizassem o transporte de cativos da África para as Américas (incluindo-se aí inclusive os casos de navios em águas territoriais brasileiras), e de julgar seus comandantes.

  • Até o final do século XVIII o tráfico negreiro era legal e dele participavam vários países europeus, tais como França, Holanda, Portugal, Espanha e Inglaterra. Os lucros eram bastante altos uma vez que africanos eram comprados de traficantes igualmente africanos, na maior parte das vezes, a preço de rum e tabaco. Eram vendidos nas diversas partes do continente americano a peso de ouro.
    As transformações ocorridas na Europa, como o movimento Iluminista, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa trouxeram o questionamento do tráfico e da escravidão como forma de trabalho. Passam a ser considerados, até mesmo por que o são, infames.
    A campanha pela abolição na Inglaterra, liderada principalmente por William Wilberfore, levou à proibição do tráfico negreiro em 1808 e à abolição da escravidão em 1833. A partir destes eventos a Grã-Bretanha passa a pressionar outras regiões, entre elas o Brasil, para a abolição. 
    A questão não era somente humanitária. O açúcar produzido com mão de obra livre nas colônias inglesas chegava ao mercado internacional mais caro do que o açúcar brasileiro ou o cubano. Chegou-se ao ponto de haver mais mercado para o açúcar brasileiro nas praças de comércio inglesas do que para o açúcar das próprias colônias inglesas. 
    Apesar da pressão inglesa o Brasil não tinha condições de acabar com o tráfico em tão pouco tempo. A mão-de-obra escrava era responsável não só pela lavoura mas também por outros trabalhos. Além disso a extinção do tráfico negreiro afetaria os grandes proprietários de escravos e terras, justamente a camada social que sustentava o Império brasileiro.
    A pressão inglesa se expressa, entre outas formas, pelo direito que ela se deu de apresar navios negreiros na rota do Atlântico. A questão demanda que seja apontada, entre as alternativas, aquela que indica a Lei inglesa que corrobora tal proposta britânica.
    A) INCORRETA- A Lei Euzébio de Queiroz, lei aprovada no parlamento brasileiro em 1850, proíbe o tráfico negreiro no Brasil .
    B) INCORRETA- O Ato do Ventre Livre é uma lei brasileira, aprovada em 1871, que torna livres os nascidos de ventre cativo . 
    C) INCORRETA- As Tarifas Alves Branco não se referem ao tráfico ou à escravidão. São tarifas alfandegárias. 
    D) INCORRETA- A Questão Christie foi uma crise diplomática oriunda de uma série de acontecimentos conflituosos na área das relações internacionais, entre os governos do Império do Brasil e do Império Britânico, que ocorreu entre 1862 e 1865. 
    E) CORRETA- O Slave Trade Supression, mais conhecido como Bill Aberdeen foi a lei aprovada no parlamento inglês em 1845. A ação anti-tráfico da Inglaterra se torna mais radical. O comércio negreiro passa a ser considerado pirataria. A Inglaterra se dá o direito de capturar, julgar, castigar e dispor da “carga" de navios negreiros brasileiros. 
    RESPOSTA: E
  • LEI BILL ABERDEEN (1845): conhecido no Brasil como Bill Aberdeen, foi um ato do Parlamento do Reino Unido, promulgado em 8 de agosto de 1845, que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano Atlântico.